Quando no nosso departamento de marketing o budget é zero, é bom conhecer os meios disponíveis para conseguir optar pela melhor solução performance em Google Adwords. Neste artigo iremos listar todos os formatos de anúncios no Google Adwords e onde esses formatos se situam mediante objectivo no funil de conversão.Todos os anúncios nos motores de pesquisa (SEA/SEM) AdwordsTodos os formatos de anúncios na rede de Display (GDN) AdwordsTodos os anúncios vídeo (rede Youtube) AdwordsCampanha de Aplicações Universal AdwordsCada formato será analisado em 4 áreas expansíveis (Clique no + para abrir cada categoria):ObjetivoO objetivo principal para o qual esse formato de anúncio é habitualmente utilizado.EspecificaçõesEspecificações são todos os elementos que caracterizam cada formato de anúncio no Google Adwords como: segmentação possível, dimensões de banners, tamanhos, etc.Insights PPC ExpertEm cada formato de anúncio terá um conselho/dica de como otimizar, utilizar ou melhorar a performance de cada tipo de anúncio.Posição no Funil de ConversãoTodos os formatos têm um objetivo que o caracteriza. Iremos focar a avaliação de onde se situa numa escala de 1 a 5 (1 muito mau/5 muito bom). Todos os formatos de anúncios nos motores de pesquisa (SEA/SEM) AdwordsAnúncios na Rede de Pesquisa Google (Search Ads)Este anúncio é o tradicional anúncio que aparece nos resultados de pesquisa. É composto por dois títulos até 30 caracteres e uma linha de descrição até 80 caracteres cada, um url de display e um url final de campanha. Mais informação sobre o que compõe um anúncio de pesquisa, aqui. Anteriormente o número de caracteres era diferente (com menor número de caracteres disponíveis), contudo, a partir de Outubro de 2016 a opção de anúncios não expandidos deixará de existir. ObjetivoCliques para o website e ConversãoEspecificações Segmentação: Anúncios escritos que aparecem no motor de pesquisa do Google mediante palavras escolhidas pelo anunciante, que podemos aliar a uma lista de remarketing, uma localização e, em breve, características demográficas (idade, sexo) e audiências similares a uma lista de remarketing. O anunciante poderá ainda adicionar extensões de anúncio como: Extensões de sitelinks – Links importantes no site para a pesquisa Extensões de localização – Informação de localização do negócio (com número de telefone visível) Extensões de chamada – Número de telefone (botão clicável em pesquisas mobile) Extensões de aplicação – Botão para instalação de aplicação Extensões de comentários – adiciona uma review do estabelecimento/negócio Extensões de texto destacado – pequenos destaques que queremos dar ao anúncio como: Promoções únicas · Envio gratuito · Descontos todos os dias Extensões de fragmentos estruturados – pequenos destaques específicos mediante tipo de negócio como: Licenciaturas: Contabilidade, Biologia, Psicologia Extensões automáticas – são variadas extensões que o Google adiciona automaticamente ao anúncio. Mais informação sobre extensões de anúncios de pesquisa Adwords, aqui.Insights PPC Expert As campanhas de pesquisa são bastante importantes para qualquer tipo de anunciante pois em média mais de 50% das visitas de um website originam de pesquisa orgânica. Imaginem que são um potencial cliente a procurar um produto no Google que o anunciante vende, e a pagina do anunciante não se encontra entre os resultados. Com a pesquisa paga, qualquer anunciante (grande ou pequeno) poderá estar em frente ao seu possível comprador. Ao contrário de anúncios de display, a pesquisa é baseada numa intenção (o usuário tem uma intenção quando pesquisa) e é importante canalizar essa intenção para o produto do anunciante. Este tipo de anúncio pode ser utilizado para gerar algum tráfego no website mas tem um custo elevado quando comparado com anúncios de display ou outros tipos. Relativamente aos sitelinks poderão transformar estes em títulos com descontos de páginas de campanha.Posição no Funil de Conversão Remarketing: 5/5 Não Remarketing: 4.5/5 Mobile: 4,5/5 Desktop: 5/5Anúncios na Rede de Pesquisa Google de Chamada (Call Only) As características deste anúncio são iguais aos anúncios de pesquisa standard (anteriormente referidos como link com link para extensões) com a exceção do título ser automaticamente gerado com o número de telefone referido.ObjetivoGerar telefonemas para um número de telefone e ConversãoEspecificações Segmentação: Anúncios escritos que aparecem no motor de pesquisa do Google onde com um clique o utilizador poderá telefonar ao anunciante, mediante palavras escolhidas pelo anunciante que podemos aliar a uma lista de remarketing, uma localização e, em breve, características demográficas (idade, sexo) e audiências similares a uma lista de remarketing. O anunciante poderá ainda adicionar extensões de anúncio como: Extensões de sitelinks – Links importantes no site para a pesquisa Extensões de localização – Informação de localização do negócio (com número de telefone visível) Extensões de chamada – Número de telefone (botão clicável em pesquisas mobile) Extensões de aplicação – Botão para instalação de aplicação Extensões de comentários – adiciona uma review do estabelecimento/negócio Extensões de texto destacado – pequenos destaques que queremos dar ao anúncio como: Promoções únicas · Envio gratuito · Descontos todos os dias Extensões de fragmentos estruturados – pequenos destaques específicos mediante tipo de negócio como: Licenciaturas: Contabilidade, Biologia, Psicologia Extensões automáticas – são variadas extensões que o Google adiciona automaticamente ao anúncio. Mais informação sobre extensões de anúncios de pesquisa Adwords, aqui.Insights PPC Expert De momento ainda não é possível aliar um número de telefone de redirecionamento Google que fará a contagem de conversões no sistema. Contudo, com um número especifico atribuído a este tipo de anúncio poderemos contar as conversões obtidas. Infelizmente assim não será possível melhorar a campanha mediante palavra-chave que conseguiu obter a conversão/telefonema. O anúncio obedece exatamente às mesmas características do anúncio de pesquisa anterior, exceto que o título do anúncio será o número de telefone.Posição no Funil de Conversão Remarketing; 5/5 Não Remarketing: 4,5/5 Mobile: 4,5/5 Desktop: 5/5Anúncios na Rede de Pesquisa Google Dinâmico (Dynamic Search Ads – DSA)Iguais aos anúncios de pesquisa normal (standard) com a exceção do título ser automaticamente gerado. Esse título poderá atingir os 57 caracteres (mais que os normais 25) e será o título da página de conteúdo escolhida pelo Google.Objetivo Clique para o website E ConversãoEspecificações Segmentação: Anúncios escritos que aparecem no motor de pesquisa do Google mediante o conteúdo do website e não palavras-chave. Nesta opção não são decididas palavras-chave (Keywords) pelo anunciante e o Google faz um match entre o conteúdo do website e a pesquisa do utilizador. Podemos aliar a esta campanha uma lista de remarketing, uma localização e, em breve, características demográficas (idade, sexo) e audiências similares a uma lista de remarketing. O anunciante poderá ainda adicionar extensões de anúncio como: Extensões de sitelinks – Links importantes no site para a pesquisa Extensões de localização – Informação de localização do negócio (com número de telefone visível) Extensões de chamada – Número de telefone (botão clicável em pesquisas mobile) Extensões de aplicação – Botão para instalação de aplicação Extensões de comentários – adiciona uma review do estabelecimento/negócio Extensões de texto destacado – pequenos destaques que queremos dar ao anúncio como: Promoções únicas · Envio gratuito · Descontos todos os dias Extensões de fragmentos estruturados – pequenos destaques específicos mediante tipo de negócio como: Licenciaturas: Contabilidade, Biologia, Psicologia Extensões automáticas – são variadas extensões que o Google adiciona automaticamente ao anúncio. Mais informação sobre extensões de anúncios de pesquisa Adwords, aqui.Insights PPC Expert Estes anúncios são ótimos para websites de ecommerce. Muitas vezes é impossível adicionar todas as palavras-chave para todos os produtos de um site de ecommerce. O conteúdo do site pelo Google pode ser como uma palavra de pesquisa em genérica (Broad), contudo, existe uma forma de controlar essa relevância através do lance. Quanto menor for o lance maior terá de ser a relevância entre a pesquisa do usuário e o conteúdo do website. Sendo que o título do anúncio será o título da página do website, este deverá estar compreensivo e se possível SEO otimizado.Posição no Funil de Conversão Remarketing; 5/5 Não Remarketing: 5/5 Mobile: 4/5 Desktop: 5/5 Anúncios na Rede de Pesquisa Google para Instalações de Aplicações para dispositivos móveisAnúncios escritos que aparecem no motor de pesquisa do Google em tablets e dispositivos móveis mediante palavras escolhidas pelo anunciante.Objetivo Instalação de aplicações e ConversãoEspecificações Segmentação: Podemos aliar a esta campanha uma lista de remarketing, uma localização e, em breve, características demográficas (idade, sexo) e audiências similares a uma lista de remarketing. O anunciante poderá ainda adicionar extensões de anúncio como: Extensões de sitelinks – Links importantes no site para a pesquisa Extensões de localização – Informação de localização do negócio (com número de telefone visível) Extensões de chamada – Número de telefone (botão clicável em pesquisas mobile) Extensões de aplicação – Botão para instalação de aplicação Extensões de comentários – adiciona uma review do estabelecimento/negócio Extensões de texto destacado – pequenos destaques que queremos dar ao anúncio como: Promoções únicas · Envio gratuito · Descontos todos os dias Extensões de fragmentos estruturados – pequenos destaques específicos mediante tipo de negócio como: Licenciaturas: Contabilidade, Biologia, Psicologia Extensões automáticas – são variadas extensões que o Google adiciona automaticamente ao anúncio. Mais informação sobre extensões de anúncios de pesquisa Adwords, aqui.Insights PPC Expert Bom para gerar algumas instalações de aplicações mas muito limitados às pesquisas dos usurários que muitas vezes nos obriga a abrir o espectro da campanha a palavras-chaves que não representam tanto o produto e que acaba por aumentar o nosso Custo Por Aquisição (CPA), neste caso o custo por download/clique.Posição no Funil de Conversão Remarketing: 4/5 Não Remarketing: 4/5 Mobile: 4/5 Desktop: 5/5Anúncios na Rede de Pesquisa Google e Rede de ParceirosAnúncios escritos que aparecem no motor de pesquisa do Google e em motores de pesquisa parceiros da Google mediante palavras escolhidas pelo anuncianteObjetivo Cliques para o website, conversõesEspecificações Segmentação: Podemos aliar a uma lista de remarketing, uma localização e, em breve, características demográficas (idade, sexo) e audiências similares a uma lista de remarketing. Exemplo de parceiros de pesquisa em Portugal: http://www.sapo.pt/ Exemplo de parceiros de pesquisa no Brasil: http://www.uol.com.br/ Esta opção é compatível com os vários modelos de anúncios em pesquisa anteriormente apresentados. O anunciante poderá ainda adicionar extensões de anúncio como: Extensões de sitelinks – Links importantes no site para a pesquisa Extensões de localização – Informação de localização do negócio (com número de telefone visível) Extensões de chamada – Número de telefone (botão clicável em pesquisas mobile) Extensões de aplicação – Botão para instalação de aplicação Extensões de comentários – adiciona uma review do estabelecimento/negócio Extensões de texto destacado – pequenos destaques que queremos dar ao anúncio como: Promoções únicas · Envio gratuito · Descontos todos os dias Extensões de fragmentos estruturados – pequenos destaques específicos mediante tipo de negócio como: Licenciaturas: Contabilidade, Biologia, Psicologia Extensões automáticas – são variadas extensões que o Google adiciona automaticamente ao anúncio. Mais informação sobre extensões de anúncios de pesquisa Adwords, aqui.Insights PPC Expert Esta opção é automaticamente escolhida na criação de campanhas nos motores de pesquisa, mas infelizmente a sua performance não é a melhor.Posição no Funil de Conversão Remarketing: 3/5 Não Remarketing: 3/5 Mobile: 3/5 Desktop: 4/5Anúncios de Pesquisa na Rede de Pesquisa Google e Rede DisplayAnúncios escritos que aparecem no motor de pesquisa do Google e na rede display Google mediante palavras escolhidas pelo anuncianteObjetivo Cliques para o websiteEspecificações Segmentação: podemos aliar a uma lista de remarketing, uma localização e, em breve, características demográficas (idade, sexo) e audiências similares a uma lista de remarketing. Ao contrário dos formatos anteriores esta opção não está limitada pelas pesquisas e intenção dos utilizadores. Além das pesquisas por palavras-chave no motor de pesquisa Google, este tipo de anúncio poderá apresentar uma criatividade num banner de qualquer tamanho dentro da rede de display Google. Esse banner é apresentando caso as palavras que o anunciante escolheu estejam presentes em um website da rede de display Google. O anunciante poderá ainda adicionar extensões de anúncio como: Extensões de sitelinks – Links importantes no site para a pesquisa Extensões de localização – Informação de localização do negócio (com número de telefone visível) Extensões de chamada – Número de telefone (botão clicável em pesquisas mobile) Extensões de aplicação – Botão para instalação de aplicação Extensões de comentários – adiciona uma review do estabelecimento/negócio Extensões de texto destacado – pequenos destaques que queremos dar ao anúncio como: Promoções únicas · Envio gratuito · Descontos todos os dias Extensões de fragmentos estruturados – pequenos destaques específicos mediante tipo de negócio como: Licenciaturas: Contabilidade, Biologia, Psicologia Extensões automáticas – são variadas extensões que o Google adiciona automaticamente ao anúncio. Mais informação sobre extensões de anúncios de pesquisa Adwords, aqui. Insights PPC Expert O lance (bid) na rede display Google não é controlável, sendo automatizado pelo sistema. Segundo a Google, quando esta opção é ativada, poderemos notar um aumento nas conversões (15% em média) a um preço mais elevado (15% na maior parte dos casos). Esta opção utiliza-se sobretudo quando as pesquisas têm um baixo volume e poderá ser interessante aumentar o alcance da nossa campanha, contudo, o preço neste tipo de banners para gerar cliques para o website é relativamente mais caro que um banner normal.Posição no Funil de Conversão Remarketing: 4/5 Não Remarketing: 3/5 Mobile: 3/5 Desktop: 4/5Todos os formatos de anúncios na rede de Display (GDN) AdwordsAnúncios de Banners na Rede Display Google (normal)Este tipo de campanha é baseado em banners que podem ter várias dimensões e não têm qualquer limite de texto.Objetivo Impressões (awareness), Cliques para o website, ConversõesEspecificações Dimensões: Banner:468 x 60; Leaderboard: 728 x 90; Mobile leaderboard: 320 x 50; Square: 250 x 250; Small square: 200 x 200; Large rectangle: 336 x 280; Inline rectangle (tamanho Mrec): 300 x 250; Skyscraper: 120 x 600; Wide skyscraper: 160 x 600; Half-page: 300 x 600; Large leaderboard: 970×90; Large mobile banner: 320 x 100; Billboard: 970 x 250; Portrait: 300 x 1050; Panorama: 980 x 120; Top banner: 930 x 180; Triple widescreen: 250 x 360; Netboard: 580 x 400 Estes banners poderão ser estáticos (uma só imagem) ou animados (gifs, html’s) e deverão todos obedecer a uma tamanho máximo de 150kb. Para a criação de banners HTML5 poderão utilizar o Google Web Designer (GWD) Mais especificações sobre banners GDN (Google Display Network) aqui. Segmentação: Contextual (Segmentação com base no website): Palavras-chave: Ao segmentar por este critério, os anúncios serão apresentados em sites ou páginas que contenham palavras-chave definidas por nós; Posicionamentos (Websites/domínios): Através deste critério, temos a possibilidade de escolher exatamente quais sites ou páginas existentes na Rede de Display irá mostrar a nossa publicidade; Tópicos: Os sites da Rede de Display estão divididos em 26 categorias e centenas de temáticas subcategorias (lista de tópicos GDN) que podemos usar para segmentar as campanhas; Audiência (Segmentação com base no usuário): Interesses: Há 26 categorias principais e centenas de subcategorias que retratam os interesses dos utilizadores separadas por In-market (lista de interesse in-market) e Afinidade (lista de interesses de afinidade). Género: Escolher entre homens, mulheres e desconhecidos Localização: Através de raios ou regiões. Idade: É possível segmentar os anúncios para 6 diferentes faixas etárias: 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 44-64 e acima de 65 anos e desconhecidos. Remarketing: Lista de utilizadores que visitaram o nosso Website, utilizaram a nossa aplicação, forneceram os endereços de email (mínimo 1000) ou um público similar a este. Todas as segmentações acima referidas poderão ser utilizadas em simultâneo. Atenção: Desde Setembro de 2015 já não são aceites banners em flash na rede de Display Google Adwords. Atenção: Admob tem especificações e tamanhos diferentes, ver infra (adicionar link com ID).Insights PPC Expert Criar um banner em Html5 pode repetir para sempre (vs. Gif que só pode ser animado por 30seg.), o que apresenta uma clara vantagem. Ao contrário de anúncios de pesquisa onde o usuário já apresenta uma intenção, pesquisando pro-ativamente por um produto, em GDN é necessário criar uma vontade/necessidade para que o usuário clique no banner do anunciante. Logo, quando pensar em criar um banner, é importante comunicar uma promoção com um apelo à ação clara e de preferência criar a necessidade de urgência/escassez. Podemos utilizar a ferramenta de Display Planner para encontrar os posicionamentos/palavras-chave sugeridas pelo Google (necessário uma conta Google Adwords). Atenção: numa segmentação por interesses (baseada no usuário) o seu anúncio poderá aparecer em qualquer website.Posição no Funil de Conversão Remarketing: 2/5 Não Remarketing: 1.5/5 Mobile: 1.5/5 Desktop: 2/5 Anúncios Dinâmicos na Rede Display GoogleEste tipo de campanha é baseado em banners que podem ter várias dimênsões e são dinâmicamente gerados.Objetivo Impressões (awareness), Cliques para o website, conversõesEspecificações Segmentação: Contextual (Segmentação com base no website): Palavras-chave: Ao segmentar por este critério, os anúncios serão apresentados em sites ou páginas que contenham palavras-chave definidas por nós; Posicionamentos (Websites/domínios): Através deste critério, temos a possibilidade de escolher exatamente quais sites ou páginas existentes na Rede de Display irá mostrar a nossa publicidade; Tópicos: Os sites da Rede de Display estão divididos em 26 categorias e centenas de temáticas subcategorias (lista de tópicos GDN) que podemos usar para segmentar as campanhas; Audiência (Segmentação com base no usuário): Interesses: Há 26 categorias principais e centenas de subcategorias que retratam os interesses dos utilizadores separadas por In-market (lista de interesse in-market) e Afinidade (lista de interesses de afinidade). Género: Escolher entre homens, mulheres e desconhecidos Localização: Através de raios ou regiões. Idade: É possível segmentar os anúncios para 6 diferentes faixas etárias: 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 44-64 e acima de 65 anos e desconhecidos. Remarketing: Lista de utilizadores que visitaram o nosso Website, utilizaram a nossa aplicação, forneceram os endereços de email (mínimo 1000) ou um público similar a este. Todas as segmentações acima referidas poderão ser utilizadas em simultâneo.Insights PPC Expert Este tipo de anúncio necessita de programação adicional por parte do website para que este consiga obter o feed de produtos/serviços e adaptar os anúncios. Poderá ser útil para um website com muitos produtos/serviços que depois são relacionados com remarketing.Posição no Funil de Conversão Remarketing: 2/5 Não Remarketing: 2/5 Mobile: 1.5/5 Desktop: 2/5Anúncios Caixa de Luz na Rede Display Google (GDN Light Box)Os anúncios de tipo caixa de luz são anúncios de banners expansíveis com mouseover ou clique e podem incluir vários vídeos, galerias de imagens, mapas ou uma combinação destes elementos. Os banners podem ser automaticamente criados ou através de upload de criatividades que o Google adapta a todas as dimensões/tamanhos na rede GDN.Objetivo Impressões (awareness), Interação, Cliques para o websiteEspecificações Segmentação: Contextual (Segmentação com base no website): Palavras-chave: Ao segmentar por este critério, os anúncios serão apresentados em sites ou páginas que contenham palavras-chave definidas por nós; Posicionamentos (Websites/domínios): Através deste critério, temos a possibilidade de escolher exatamente quais sites ou páginas existentes na Rede de Display irá mostrar a nossa publicidade; Tópicos: Os sites da Rede de Display estão divididos em 26 categorias e centenas de temáticas subcategorias (lista de tópicos GDN) que podemos usar para segmentar as campanhas; Audiência (Segmentação com base no usuário): Interesses: Há 26 categorias principais e centenas de subcategorias que retratam os interesses dos utilizadores separadas por In-market (lista de interesse in-market) e Afinidade (lista de interesses de afinidade). Género: Escolher entre homens, mulheres e desconhecidos Localização: Através de raios ou regiões. Idade: É possível segmentar os anúncios para 6 diferentes faixas etárias: 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 44-64 e acima de 65 anos e desconhecidos. Remarketing: Lista de utilizadores que visitaram o nosso Website, utilizaram a nossa aplicação, forneceram os endereços de email (mínimo 1000) ou um público similar a este. Todas as segmentações acima referidas poderão ser utilizadas em simultâneo.Insights PPC Expert Este tipo de anúncios é mais utilizado para surpreender o utilizador com uma experiência fora de um banner normal mas não são os melhores no funil de conversão pois “força” o utilizador a clicar, pelo menos duas vezes, até conseguir aceder ao website.Posição no Funil de Conversão Remarketing: 2/5 Não Remarketing: 1/5 Mobile: 1/5 Desktop: 1/5Anúncios Caixa de Luz na Rede Display Google Rich Media (GDN Light Box Rich Media)Os anúncios de tipo Caixa de Luz Rich Media são anúncios de banners expansíveis, altamente customizáveis através de HTML. Os banners antes de interação, são adaptados a qualquer dimensão.Objetivo Impressões (awareness), Interação, Cliques para o websiteEspecificações Segmentação: Contextual (Segmentação com base no website): Palavras-chave: Ao segmentar por este critério, os anúncios serão apresentados em sites ou páginas que contenham palavras-chave definidas por nós; Posicionamentos (Websites/domínios): Através deste critério, temos a possibilidade de escolher exatamente quais sites ou páginas existentes na Rede de Display irá mostrar a nossa publicidade; Tópicos: Os sites da Rede de Display estão divididos em 26 categorias e centenas de temáticas subcategorias (lista de tópicos GDN) que podemos usar para segmentar as campanhas; Audiência (Segmentação com base no usuário): Interesses: Há 26 categorias principais e centenas de subcategorias que retratam os interesses dos utilizadores separadas por In-market (lista de interesse in-market) e Afinidade (lista de interesses de afinidade). Género: Escolher entre homens, mulheres e desconhecidos Localização: Através de raios ou regiões. Idade: É possível segmentar os anúncios para 6 diferentes faixas etárias: 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 44-64 e acima de 65 anos e desconhecidos. Remarketing: Lista de utilizadores que visitaram o nosso Website, utilizaram a nossa aplicação, forneceram os endereços de email (mínimo 1000) ou um público similar a este. Todas as segmentações acima referidas poderão ser utilizadas em simultâneo.Insights PPC Expert Infelizmente, apesar de correrem na Rede de Display Google, os anúncios Light Box Rich Media funcionam apenas com uma conta DoubleClick. Apenas com o hosting da criatividade na conta DoubleClick será possível fazer correr a criatividade. Espera-se que em breve todos os anunciantes possam fazer o upload pela conta Google Adwords.Posição no Funil de Conversão Remarketing: 2/5 Não Remarketing: 1.5/5 Mobile: 1.5/5 Desktop: 2/5Anúncios de uso geral de Banners na Rede Display Google (Ad Gallery)Os banners denominados de anúncios de uso geral na galeria de anúncios da rede de display, são anúncios facilmente configuráveis onde é possível fazer o upload de imagens, alterar textos, escolher um template para criar um banner. O banner adapta-se automaticamente a qualquer dimensão na Rede de Display Google.Objetivo Impressões (awareness), Cliques para o websiteEspecificações Segmentação: Contextual (Segmentação com base no website): Palavras-chave: Ao segmentar por este critério, os anúncios serão apresentados em sites ou páginas que contenham palavras-chave definidas por nós; Posicionamentos (Websites/domínios): Através deste critério, temos a possibilidade de escolher exatamente quais sites ou páginas existentes na Rede de Display irá mostrar a nossa publicidade; Tópicos: Os sites da Rede de Display estão divididos em 26 categorias e centenas de temáticas subcategorias (lista de tópicos GDN) que podemos usar para segmentar as campanhas; Audiência (Segmentação com base no usuário): Interesses: Há 26 categorias principais e centenas de subcategorias que retratam os interesses dos utilizadores separadas por In-market (lista de interesse in-market) e Afinidade (lista de interesses de afinidade). Género: Escolher entre homens, mulheres e desconhecidos Localização: Através de raios ou regiões. Idade: É possível segmentar os anúncios para 6 diferentes faixas etárias: 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 44-64 e acima de 65 anos e desconhecidos. Remarketing: Lista de utilizadores que visitaram o nosso Website, utilizaram a nossa aplicação, forneceram os endereços de email (mínimo 1000) ou um público similar a este. Todas as segmentações acima referidas poderão ser utilizadas em simultâneo.Insights PPC Expert Este tipo de banners pode não ser o mais bonito mas muitas vezes apresenta uma CTR melhor que um banner de imagem estática, devido à sua claridade.Posição no Funil de Conversão Remarketing: 2/5 Não Remarketing: 1/5 Mobile: 1/5 Desktop: 1/5Anúncios de Banners na Rede Display de Aplicações (Admob)Este tipo de campanha é baseado em banners que apenas aparecem em aplicações de dispositivos móveisObjetivo Impressões (awareness), Cliques para o websiteEspecificações Dimensões: 320 x 50: Mobile leaderboard; 480 x 32: Mobile banner (landscape); 468 x 60: Banner; 728 x 90: Leaderboard; 300 x 250: Inline rectangle; 320 x 480: Smartphone interstitial (portrait); 480 x 320: Smartphone interstitial (landscape); 768 x 1024: Tablet interstitial (portrait); 1024 x 768: Tablet interstitial (landscape). Estes banners poderão ser estáticos (uma só imagem) ou animados mas deverão ser entre os formatos .JPG, .PNG, .GIF e deverão todos obedecer a uma tamanho máximo de 150kb. Mais especificações sobre banners Google Admob aqui. Segmentação: Contextual (Segmentação com base na aplicação): Placements (aplicações): Através deste critério, temos a possibilidade de escolher uma categoria de aplicações (Apple Store, Google Play Store e Windows Phone Apps) ou mesmo aplicações especificas. Categorias de aplicações Apple App Store Book; Business; Catalogs; Education; Entertainment; Finance; Food & Drink; Games; Health & Fitness; Lifestyle; Medical; Music; Navigation; News; Newsstand; Photo & Video; Productivity; Reference; Shopping; Social Networking; Sports; Travel; Utilities; Weather; Categorias de aplicações Google Play Banda desenhada; Bibliotecas e Demonstrações; Compras; Comunicação; Cuidados médicos; Desporto; Educação; Empresas; Entretenimento; Estilo de vida; Finanças; Fotografia; Imagem de fundo dinâmica; Jogos; Livros e Referência; Meteorologia; Multimídia e Vídeo; Música e Áudio; Notícias e revistas; Personalização; Produtividade; Saúde e fitness; Social; Transporte; Utilitários; Viagens e Local; Widgets; Windows Phone Apps Audiência (Segmentação com base no usuário): Género: Escolher entre homens, mulheres e desconhecidos Localização: Através de raios ou regiões. Idade: É possível segmentar os anúncios para 6 diferentes faixas etárias: 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 44-64 e acima de 65 anos e desconhecidos. Remarketing: Lista de utilizadores que visitaram o nosso Website, utilizaram a nossa aplicação, forneceram os endereços de email (mínimo 1000) ou um público similar a este. Todas as segmentações acima referidas poderão ser utilizadas em simultâneo.Insights PPC Expert Anúncios na Rede de Display Google Admob conseguem obter vários cliques a um custo relativamente baixo mas infelizmente obtêm uma taxa de rejeição bastante elevada, gerando também muitos clickes equivocados quando os utilizadores carregam inadvertidamente. Atenção: as dimensões da rede de anúncios Admob são diferentes da Rede de Display Google normal.Posição no Funil de Conversão Remarketing: 1.5/5 Não Remarketing: 1/5 Mobile: 1/5Anúncios Gmail Sponsored Promotions (GSP Ad Gallery)Os anúncios em Gmail ou Gmail Sponsored Promotions (GSP) são anúncios que aparecem apenas nas caixas de email Gmail na tab promoções.Objetivo Cliques para o website, ConversõesEspecificações Estes anúncios estão disponíveis na criação de anúncios na Rede de Display Google em formatos template onde é possível adicionar imagens e criar um anúncio em moldes de: Modelo de imagens Gmail; Modelo de promoção única do Gmail; Modelo de vários produtos do Gmail; Modelo de catálogo do Gmail; Carregamento de HTML personalizado para o Gmail (explicado seguidamente) Segmentação: Contextual (Segmentação com base na Caixa de Gmail): Palavras-chave: Ao segmentar por este critério, os anúncios serão apresentados em caixas Gmail onde as palavras-chave ou domínios adicionados estarão presentes. Ao adicionar domínios vamos uma segmentação de pessoas que receberam email desse domínio. Tópicos: Tal como outros modelos GDN é possível escolher entre 26 categorias e centenas de temáticas subcategorias (lista de tópicos GDN) que podemos usar para segmentar as campanhas GSP; Audiência (Segmentação com base no usuário): Interesses: Há 26 categorias principais e centenas de subcategorias que retratam os interesses dos utilizadores separadas por In-market (lista de interesse in-market) e Afinidade (lista de interesses de afinidade). Género: Escolher entre homens, mulheres e desconhecidos Localização: Através de raios ou regiões. Idade: É possível segmentar os anúncios para 6 diferentes faixas etárias: 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 44-64, acima de 65 anos e desconhecidos. Remarketing: Ainda não é possível remarketing em anúncios GSP.Alerta Para que o anúncio GSP funcione, será necessário adicionar na opção de segmentação por posicionamento o domínio de Gmail: mail.google.comInsights PPC Expert Este tipo de anúncio é bastante eficiente, apresentando resultados e custos muito interessantes. Até ao momento não é possível anunciar no novo sistema de Gmail (Inbox) nem utilizar este meio como remarketing.Posição no Funil de Conversão Não Remarketing: 4/5 Mobile: 3,5/5 Desktop: 4/5Anúncios Gmail Sponsored Promotions (GSP HTML/Formulário)Os anúncios em Gmail ou Gmail Sponsored Promotions (GSP) HTML ou formulário são anúncios que tal como os anúncios GSP normais (adicionar link para ID) aparecem na caixa de Gmail dos usuários mas têm a grande vantagem de ser possível adicionar um formulário ou mini website.Objetivo Cliques para o website, ConversõesEspecificações Segmentação: Contextual (Segmentação com base na Caixa de Gmail): Palavras-chave: Ao segmentar por este critério, os anúncios serão apresentados em caixas Gmail onde as palavras-chave ou domínios adicionados estarão presentes. Ao adicionar domínios vamos uma segmentação de pessoas que receberam email desse domínio. Tópicos: Tal como outros modelos GDN é possível escolher entre 26 categorias e centenas de temáticas subcategorias (lista de tópicos GDN) que podemos usar para segmentar as campanhas GSP; Audiência (Segmentação com base no usuário): Interesses: Há 26 categorias principais e centenas de subcategorias que retratam os interesses dos utilizadores separadas por In-market (lista de interesse in-market) e Afinidade (lista de interesses de afinidade). Género: Escolher entre homens, mulheres e desconhecidos Localização: Através de raios ou regiões. Idade: É possível segmentar os anúncios para 6 diferentes faixas etárias: 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 44-64, acima de 65 anos e desconhecidos. Remarketing: Ainda não é possível remarketing em anúncios GSP. Atenção: para que o anúncio GSP funcione, será necessário adicionar na opção de segmentação por posicionamento o domínio de Gmail: mail.google.Insights Quando temos um GSP HTML devemos pensar neste numa versão responsivo de forma a adaptar-se aos ecrãs de mobile. Em termos de conversões este formato é ímpar, especialmente adicionando um formulário que pode reduzir o caminho de conversão do funil.Posição no Funil de Conversão Não Remarketing: 5/5 Mobile: 5/5 Desktop: 5/5Todos os formatos de anúncios vídeo (rede Youtube) AdwordsAnúncios de Visualização (Youtube In-Display)Este tipo de anúncio consiste num banner ou vídeo que aparece à direita do vídeo em destaque e acima da lista de sugestões de vídeo. Para a opção de player maior, este anúncio pode aparecer abaixo do player.Objetivo Awareness, Visualizações de vídeo, Cliques para o WebsiteEspecificações Implementação: A implementação pode ser feita através de anúncios GDN com um posicionamento: youtube.com ou anúncio Trueview com a posibilidade de Rede Display (Youtube In-Display). Dimênsões: 300×250 ou 300×60 Segmentação: Contextual (Segmentação com base em vídeos): Palavras-chave: Ao segmentar por este critério, os anúncios serão apresentados em vídeos que contenham palavras-chave definidas por nós; Posicionamentos (vídeos): Através deste critério, temos a possibilidade de escolher exatamente quais vídeos no youtube onde queremos apresentar o nosso anúncio. Tópicos: Os vídeos estão divididos em 26 categorias e centenas de temáticas subcategorias (lista de tópicos GDN) que podemos usar para segmentar as campanhas; Audiência (Segmentação com base no usuário): Interesses: Há 26 categorias principais e centenas de subcategorias que retratam os interesses dos utilizadores separadas por In-market (lista de interesse in-market) e Afinidade (lista de interesses de afinidade). Género: Escolher entre homens, mulheres e desconhecidos Localização: Através de raios ou regiões. Idade: É possível segmentar os anúncios para 6 diferentes faixas etárias: 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 44-64 e acima de 65 anos e desconhecidos. Remarketing: Lista de utilizadores que visitaram o nosso Website, visualizaram os nossos vídeos, utilizaram a nossa aplicação, forneceram os endereços de email (mínimo 1000) ou um público similar a estes. Todas as segmentações acima referidas poderão ser utilizadas em simultâneo.Insights PPC Expert Este formato não é mais que o formato GDN onde conseguimos adicionar um banner ou um vídeo no lado direito do Youtube. Caso o vídeo seja clicado, o usuário será direcionado para a página de vídeo e caso seja um banner, será direcionado para o URL do anunciante.Posição no Funil de Conversão Remarketing: 2/5 Não Remarketing: 1/5 Desktop: 1/5Anúncios Vídeo em Pesquisa Youtube (Youtube In-Search)Este tipo de anúncio é um formato de vídeo que aparece apenas no motor de pesquisa do Youtube.Objetivo Awareness, Visualizações de vídeoEspecificações Segmentação: Contextual (Segmentação com base em vídeos): Palavras-chave (obrigatorio): Ao segmentar por este critério, os anúncios serão apresentados em pesquisas que contenham as palavras-chaves escolhidas (tipo genério). Tópicos: Os vídeos estão divididos em 26 categorias e centenas de temáticas subcategorias (lista de tópicos GDN) que podemos usar para segmentar as campanhas; Audiência (Segmentação com base no usuário): Interesses: Há 26 categorias principais e centenas de subcategorias que retratam os interesses dos utilizadores separadas por In-market (lista de interesse in-market) e Afinidade (lista de interesses de afinidade). Género: Escolher entre homens, mulheres e desconhecidos Localização: Através de raios ou regiões. Idade: É possível segmentar os anúncios para 6 diferentes faixas etárias: 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 44-64 e acima de 65 anos e desconhecidos. Remarketing: Lista de utilizadores que visitaram o nosso Website, visualizaram os nossos vídeos, utilizaram a nossa aplicação, forneceram os endereços de email (mínimo 1000) ou um público similar a estes. Todas as segmentações acima referidas poderão ser utilizadas em simultâneo.Insights PPC Expert O Youtube é o segundo maior motor de pesquisa do mundo e uma campanha in-search poderá complementar uma campanha de pesquisa no Google.Posição no Funil de Conversão Remarketing: 2/5 Não Remarketing: 1.5/5 Mobile: 1/5 Desktop: 1.5/5Anúncios de Sobreposição (Youtube Overlay)Este tipo de anúncio consiste num banner ou vídeo semi-transparente que aparece na parte inferior, 20% de um vídeo que esteja a ser visualizado no Youtube.Objetivo Awareness, Visualizações de vídeo, Cliques para o WebsiteEspecificações Implementação: A implementação pode ser feita através de anúncios GDN com um posicionamento: youtube.com ou anúncio Trueview com a posibilidade de Rede Display (Youtube In-Display). Dimensões: 468×60 ou 728×90 anúncios gráficos ou de texto Segmentação: Contextual (Segmentação com base em vídeos): Palavras-chave: Ao segmentar por este critério, os anúncios serão apresentados em vídeos que contenham palavras-chave definidas por nós; Posicionamentos (vídeos): Através deste critério, temos a possibilidade de escolher exatamente quais vídeos no youtube onde queremos apresentar o nosso anúncio. Tópicos: Os vídeos estão divididos em 26 categorias e centenas de temáticas subcategorias (lista de tópicos GDN) que podemos usar para segmentar as campanhas; Audiência (Segmentação com base no usuário): Interesses: Há 26 categorias principais e centenas de subcategorias que retratam os interesses dos utilizadores separadas por In-market (lista de interesse in-market) e Afinidade (lista de interesses de afinidade). Género: Escolher entre homens, mulheres e desconhecidos Localização: Através de raios ou regiões. Idade: É possível segmentar os anúncios para 6 diferentes faixas etárias: 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 44-64 e acima de 65 anos e desconhecidos. Remarketing: Lista de utilizadores que visitaram o nosso Website, visualizaram os nossos vídeos, utilizaram a nossa aplicação, forneceram os endereços de email (mínimo 1000) ou um público similar a estes. Todas as segmentações acima referidas poderão ser utilizadas em simultâneo.Insights PPC Expert Este formato poderá ser considerado de certa forma invasivo e muitas vezes clicado sem intensão.Posição no Funil de Conversão Remarketing: 2/5 Não Remarketing: 1/5 Desktop: 1/5Anúcios de Vídeo Ignoráveis (Youtube Trueview)Este tipo de anúncio consiste em anúncios vídeo que podem ser ignorados após 5 segundos.Objetivo Awareness, Visualizações de vídeoEspecificações O anunciante paga um custo por visualização (CPV). Conta uma visualização sempre que o vídeo é visualizado pelo menos 30 segundos ou completamente, caso o vídeo não tenha mais de 30 segundos. Qualquer vídeo que esteja no Youtube poderá ser utilizado como anúncio. Segmentação: Contextual (Segmentação com base em vídeos): Palavras-chave: Ao segmentar por este critério, os anúncios serão apresentados em vídeos que contenham palavras-chave definidas por nós; Posicionamentos (vídeos): Através deste critério, temos a possibilidade de escolher exatamente quais vídeos no Youtube onde queremos apresentar o nosso anúncio. Tópicos: Os sites e vídeos da Rede de Display estão divididos em 26 categorias e centenas de temáticas subcategorias (lista de tópicos GDN) que podemos usar para segmentar as campanhas; Audiência (Segmentação com base no usuário): Interesses: Há 26 categorias principais e centenas de subcategorias que retratam os interesses dos utilizadores separadas por In-market (lista de interesse in-market) e Afinidade (lista de interesses de afinidade). Género: Escolher entre homens, mulheres e desconhecidos Localização: Através de raios ou regiões. Idade: É possível segmentar os anúncios para 6 diferentes faixas etárias: 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 44-64 e acima de 65 anos e desconhecidos. Remarketing: Lista de utilizadores que visitaram o nosso Website, viram os nossos vídeos, utilizaram a nossa aplicação, forneceram os endereços de email (mínimo 1000) ou um público similar a estes. Todas as segmentações acima referidas poderão ser utilizadas em simultâneo.Insights PPC Expert Este tipo de anúncio é muito utilizado no Youtube como um aproveitamento do anúncio de Televisão por vários anunciantes. É contudo bastante importante o anunciante ter uma criatividade à medida do tipo de anúncio no Youtube (exemplos de bons anúncios). É importante também ter em conta que vários utilizadores de Youtube utilizam a plataforma para ouvir música o que torna o som um elemento bastante importante no vídeo.Posição no Funil de Conversão Remarketing: 2/5 Não Remarketing: ⅕ Mobile: 1/5 Desktop: 1/5Anúncios de Vídeo não ignoráveisEste tipo de anúncio consiste em anúncios vídeo que podem ser não podem ser ignorados e podem ter no máximo 20 segundos de duração.Objetivo Awareness, Visualizações de vídeoEspecificações O anunciante paga um custo por mil impressões (CPM). Qualquer vídeo que esteja no Youtube poderá ser utilizado como anúncio ou poderemos fazer o upload de um vídeo sem um canal de Youtube associado. Implementação: A implementação pode ser feita através de anúncios GDN com um posicionamento: youtube.com Segmentação: Contextual (Segmentação com base em vídeos): Palavras-chave: Ao segmentar por este critério, os anúncios serão apresentados em vídeos que contenham palavras-chave definidas por nós; Tópicos: Os sites e vídeos da Rede de Display estão divididos em 26 categorias e centenas de temáticas subcategorias (lista de tópicos GDN) que podemos usar para segmentar as campanhas; Audiência (Segmentação com base no usuário): Interesses: Há 26 categorias principais e centenas de subcategorias que retratam os interesses dos utilizadores separadas por In-market (lista de interesse in-market) e Afinidade (lista de interesses de afinidade). Género: Escolher entre homens, mulheres e desconhecidos Localização: Através de raios ou regiões. Idade: É possível segmentar os anúncios para 6 diferentes faixas etárias: 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 44-64 e acima de 65 anos e desconhecidos. Remarketing: Lista de utilizadores que visitaram o nosso Website, viram os nossos vídeos, utilizaram a nossa aplicação, forneceram os endereços de email (mínimo 1000) ou um público similar a estes. Todas as segmentações acima referidas poderão ser utilizadas em simultâneo.Insights PPC Expert Apesar do custo ser cobrado a CPM, é possível calcular um um custo por visualização e muitas vezes este poderá ser menor que 0,01€ por visualização. Ou seja, este tipo de anúncio apresenta um custo bem menor que os anúncios Trueview. Este formato apresenta também muitos mais cliques para o website que o formato Trueview.Posição no Funil de Conversão Remarketing: 2/5 Não Remarketing: ⅕ Mobile: 1/5 Desktop: 1/5Formato Campanha de Aplicações Universal (Universal App Campaign)Os anúncios de Campanha de Aplicações Universal, no Google Adwords, é um conjunto de vários tipos de anúncio que combinam para o objetivo de instalações de aplicações. Estes tipos de anúncios são: Vídeos no Youtube, Pesquisa Google, Rede Google Admob, Google Play Store e Rede Display Google.Objetivo Instalação de aplicaçãoEspecificações Segmentação: Contextual (Segmentação com base no website): Palavras-chave: Ao segmentar por este critério, os anúncios serão apresentados em pesquisas que contenham essas palavras-chave. Posicionamentos (Websites/domínios/vídeos): Através deste critério, temos a possibilidade de escolher exatamente quais sites ou páginas existentes na Rede de Display irá mostrar a nossa publicidade; Tópicos: Os sites da Rede de Display estão divididos em 26 categorias e centenas de temáticas subcategorias (lista de tópicos GDN) que podemos usar para segmentar as campanhas; Audiência (Segmentação com base no usuário): Interesses: Há 26 categorias principais e centenas de subcategorias que retratam os interesses dos utilizadores separadas por In-market (lista de interesse in-market) e Afinidade (lista de interesses de afinidade). Género: Escolher entre homens, mulheres e desconhecidos Localização: Através de raios ou regiões. Idade: É possível segmentar os anúncios para 6 diferentes faixas etárias: 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 44-64 e acima de 65 anos e desconhecidos. Remarketing: Lista de utilizadores que visitaram o nosso Website, utilizaram a nossa aplicação, forneceram os endereços de email (mínimo 1000) ou um público similar a este. Todas as segmentações acima referidas poderão ser utilizadas em simultâneo.Insights PPC Expert Campanha de Aplicações Universal é uma solução completa para instalação de aplicações e é fácilmente gerada, contudo, a facilidade na criação vem enfraquecer a sua otimização. De forma a conseguir um maior controle é sempre preferível utilizar os formatos separadamente.Posição no Funil de Conversão Remarketing: 4/5 Não Remarketing: 3/5 Mobile: 3/5Tipos de Remarketing no Google AdwordsPadrão remarketing: Exibir anúncios para visitantes que visitaram o seu website Remarketing dinâmico: Impulsionar seus resultados com remarketing dinâmico, que leva remarketing para o próximo nível com anúncios que incluem produtos ou serviços que as pessoas viram no seu site. Remarketing para aplicativos móveis: Mostrar anúncios para as pessoas que usaram a sua aplicação móvel ou site móvel em outras aplicações ou sites móveis. Listas de remarketing para anúncios de pesquisa (RLSA): Mostrar anúncios aos visitantes do seu website quando estes fazem pesquisas no motor de pesquisa Google. Vídeo remarketing: exibir anúncios para pessoas que interagiram com os seus vídeos ou canal YouTube quando eles usam o YouTube e procuram vídeos da Rede de Display, sites e aplicações. E-mail-list remarketing: Pode fazer upload de uma lista de endereços de e-mail que seus clientes lhe deram. Quando essas pessoas estão com um login feito no Google Search, YouTube ou Gmail, você pode mostrar-lhes anúncios.Disclaimer 1: Infelizmente/felizmente os vários formatos obedecem a criatividades diferentes, esta avaliação de posição de formato no funil de conversão baseia-se em resultados gerais de experiência pelos autores.Disclaimer 2: Estes formatos são sobretudo baseados nos formatos disponíveis em Portugal, não incluindo anúncios Google Shooping Faltam formatos? Sugiram os formatos que faltam nos comentários e vamos adicioná-los para que fiquemos todos com uma lista a consultar no futuro. 2 Responses luis l Julho 17, 2016 Mas uma experiencia que espero ser bem sucedida Responder TODOS OS FORMATOS DE ANÚNCIOS NO GOOGLE ADWORDS – WebD Setembro 20, 2019 […] Todos os formatos de anúncios na rede de Display (GDN) Adwords […] ResponderLeave a Reply Cancel ReplyYour email address will not be published.CommentName* Email* Website Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
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