4 Estratégias SEO para otimizar o teu site com Google Search Console EDIT - Disruptive Digital Education Maio 10, 2019A Google Search Console é um serviço grátis que te permite monitorizar os dados do teu site, dá-te informações sobre o tráfego e ajuda-te a melhorar o ranking nas pesquisas do Google com a otimização para os SERP (Search Engine Results Page).4 vantagens de utilizar a Google Search Console para otimizar o teu website:Links internosKeyword optimizationPage metadataUser Experience1. Links internosCriar links internos no website é uma das melhores estratégias para ganhar pontos no ranking das pesquisas. Os links internos redirecionam para outras páginas dentro do website ajudando a aumentar o tráfego. Neste sentido, a Google Search Console ajuda-nos a perceber quais as páginas que devemos trabalhar por terem menos CTR. Podemos, então, fazer links internos para páginas com mais autoridade dentro do nosso site. Esta tática ajuda a nossa página a ficar na primeira página das pesquisas do Google e com dá-nos maiores probabilidades de surgir nas primeiras 3 posições.Identificar as páginas que já não são visitadas há muito tempo para eliminá-las ou fazer redirecionamentos para partes mais relevantes do website. Através do Search Traffic podemos selecionar ‘Páginas’ e fazer uma análise por impressões, CTR e posição no ranking. Clicando em Impressões é possível perceber as que têm visitas mais recentes e aquelas que não têm qualquer visita. Desta forma, conseguimos decidir quais as páginas eliminar e quais as páginas que deverão ser redirecionadas para outras mais relevantes dentro do site. Esta ação é altamente valorizada pela Google e, geralmente, resulta num aumento de tráfego no website.2. Keyword OptimizationA otimização de palavras-chave pode ser feita através do Search Analytics, selecionando as caixas de impressões, as CTR e as posições de ranking. Ao selecionar a informação por impressões, verificamos qual a frase com mais impressões entre a terceira e a sétima posição do ranking. Assim sendo, se adicionarmos esta frase ou parte dela à nossa tag de título ou à tag de H1 conseguimos, automaticamente, melhorar o tráfego do website.Repensar a otimização de páginas com baixos CTR. Devemos verificar, regularmente, os CTR que já foram qualificados. Se o site ou artigos têm visibilidade, mas não têm cliques, deves repensar a estratégia de SEO. Para esta otimização, temos de ter em conta o meta-título, a meta-descrição, a URL, entre outros.A otimização de palavras-chave é crucial, também, para percebermos quais as palavras-chave que estão qualificadas no top dos rankings.Uma forma de identificar as palavras-chave certas para utilizar no website é identificar o top 10 de páginas com mais tráfego orgânico e filtrar quais as suas palavras-chave mais valiosas. Tenta incluir essas palavras-chave de uma maneira natural no conteúdo. Para isso, utiliza a Google Search Console Basics Dashboard – para conseguires perceber quais as páginas que são mais visíveis nos SERP e quais é que estão realmente a originar tráfego orgânico.Implementação de Schema Markup. É uma forma de mostrar aos motores de busca que tipo de informação o nosso site contém. Por outras palavras, o Schema traduz o conteúdo de forma a que os SERP o possa ler, interpretar e valorizar. Já te aconteceu fazer uma pesquisa sobre um teatro e receberes uma lista com os próximos espetáculos em cena?Esta informação extra é muito relevante para o utilizador e, por isso, muito valorizada pelo Google. Uma boa estratégia para adicionar esta informação e melhorar o SEO do site é controlar o impacto da implementação do schema markup nos rankings das páginas. Assim sendo, o Structured Data Markup Helper ajuda-te a marcar os elementos mais importantes na tua página para que o Google os consiga ler e interpretar.Analisar os dados de tráfego de pesquisa. O Google Search Analytics permite ver a posição de rank da tua página, a média de CTR, o número total de cliques de impressões. Assim, podes medir o teu cluster ou como os teus conteúdos estão a ser qualificados; podes encontrar conteúdo unicórnio e expandir para todos os tópicos do teu website; determinar páginas que estão em falta no teu website entre tantos outros tipos de informação valiosa que permite melhorar o SEO de todo o site através da Google Search Console.3. Page MetadataCom o Data Highlighter no Google Search Console, podemos personalizar a aparência de um site nas páginas de resultados de pesquisa. Isso faz com que as páginas se destaquem, aprimorem a classificação e forneçam mais contexto ao Google sobre o conteúdo do site. Como? Basta selecionar o item que se quer destacar (software, restaurantes, entre outros), inserir o URL da página e começar a destacar. Ao destacar um conteúdo, podemos especificar mais informações sobre ele, como se fosse uma foto, um URL oficial, um URL de download, entre outros.O Google classifica itens com base em pistas contextuais e o uso do Data Highlighter é uma maneira eficiente de melhorar o contexto do conteúdo do site, ou seja, facilita a marcação de diferentes partes do conteúdo no site sem adicionar dados estruturados ao código do site.A nova interface do Search Console tem a sua ferramenta atualizada de “Index coverage”, o que poupa imenso tempo a detetar erros. Não mostra apenas quais as páginas que não foram indexadas, mas também explica as razões para que tal tenha acontecido.Configurar a Google Search Console o mais rápido possível. Quando o site é iniciado, começar de imediato a monitorizar os erros, ajudará a detetar qualquer problema que possa surgir. Por vezes, podemos ignorar os problemas que o GSC reporta. Erros mais ligeiros como, por exemplo, pedir que se incluam informações de emprego numa página de emprego que atualmente não tem vagas abertas. Mas temos de ter em atenção que, por vezes, a GSC reporta erros críticos ou complicados. Erros como esquecer de remover uma tag não indexada num site depois de ter sido publicado. A Google Search Console relembra automaticamente para este facto, evitando de ter de se ir ver o HTML de cada página.Em sites grandes, devemos prestar atenção ao número real de páginas do site que se enviou por meio de XML sitemap e compará-las com o número real de páginas do site que foram indexadas pelo Google (incluindo as excluídas pelo Google). Essa é uma das etapas mais importantes a serem seguidas para determinar se o site tem problemas de indexação e duplicação de conteúdo. A nova Search Console tornou a deteção muito mais fácil, pois exibe o display que está a ter dificuldades em ser acedido/compreendido (erros e avisos).4. User ExperienceA experiência que o utilizador tem dentro do nosso site tem uma relevância muito alta para o Google. Se o utilizador gosta da navegação, se a sua pesquisa/questão foi respondida, entre outras. Na Search Console temos acesso a algumas dicas que a plataforma nos dá para melhorar a experiência no site ao longo das várias páginas. Em todas elas, devemos sempre confirmar, através das benchmarks que a Search Console nos faculta, se são mobile responsive; se carregam rápido, se todos os elementos encaixam na estrutura do nosso site; se o tipo de letra é o mais adequado; entre outros. Cada uma das nossas páginas apresenta relatórios individuais e ainda nos permite garantir a indexação por páginas após novas alterações.As tão conhecidas páginas de erro “404” estão também incluídas na experiência do utilizador. Nenhum de nós gosta de navegar num site e, de repente, deparar-se com uma página de erro. A Google Search Console facilita-nos o trabalho e diz-nos exactamente quantos links de erro temos no nosso site, onde estão e que páginas estão ligadas a esse erro. Permite-nos fazer um tracking rápido de todos os erros no nosso site e facilita-nos a correção dos mesmos.Lembra-te sempre de verificar os aspetos que melhoram a experiência do utilizador nos teus sites. Não só melhoras a sua posição no Google, como garantes uma maior probabilidade dos utilizadores voltarem. Penalizações do Google: o que não fazer para evitar!Para terminar, uma dica extra. Em SEO é importante saber o que fazer e como fazer bem, mas é também importante saber o que evitar. Até porque, meter a pata na poça é fácil quando não sabemos que um pequeno erro pode pôr em causa e prejudicar todo o trabalho feito em SEO.A própria Google partilha com os utilizadores e webmasters uma lista de más práticas que podem resultar em penalizações. Estas refletem-se no posicionamento dos sites nos resultados das pesquisas e que pode ser consultada aqui. O melhor é mesmo evitar estas práticas e para isso é preciso conhecê-las.Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO – SEA do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT. – Disruptive Digital Education por:Ana Rita GrácioDaniela LeiteJéssica SerraRaquel Moreira