Para otimizar o SEO do site do seu restaurante, temos 5 dicas que o podem ajudar…

O seu restaurante tem a melhor localização, mas ainda assim tem 3 reservas por noite? Está numa zona da cidade onde é o único a confeccionar o seu tipo de comida e ainda assim não enche a casa? Todas estas perguntas, e tantas outras mais, pairam na sua cabeça…

Mas e que tal fazer as perguntas certas? Procurar a solução torna-se mais fácil.

Podemos nós fazer as perguntas:

  • O seu site está bem estruturado?
  • Já tentou pesquisá-lo no Google, e encontrou-o sem o menor esforço?
  • Está nas redes sociais?  
  • Trabalha com parceiros ?
  • Consegue perceber quantos clientes recebe que sejam redirecionados pelas ferramentas digitais?

Se não consegue responder não desespere, mais abaixo iremos revelar 5 dicas para otimizar o SEO do seu site eficazmente. Mas primeiro, vamos começar pela pergunta que é…

pergunta

Afinal de contas, o que é isto do SEO?

SEO quer dizer Search Engine Optimization, que é nada mais nada menos que a otimização do seu site, seja ele de negócio ou outro. Através desta estratégia digital é possível aumentar o tráfego do seu site organicamente, aumentando assim a notoriedade do mesmo.

A estratégia de SEO é organizada através de três grande príncipios, são eles: a técnica; a experiência do utilizador e as palavras-chave. Tudo isto é chinês para si?

 

dicas para otimizar o seo do site do seu restaurante

 

Vamos explicar como estes pilares são essenciais para um bom SEO:

 

técnica

Técnica: refere-se a todos os aspectos técnicos, na estrutura do site, que permitem o Google indexar a sua página. 

Usabilidade do utilizador:  é importante o utilizador ter uma boa experiência; rapidez no site; transparência dos conteúdos; facilidade de uso; opção de partilha em redes sociais, entre tantos outros.

Palavras-chave:  é importante o seu site ter keywords que facilitem a pesquisa por parte do utilizador. O Google dá relevância a conteúdos que vão ao encontro do que o utilizador procura.

 

Mas como é que sabemos se os conteúdos têm relevância?

Veremos no vídeo como tudo isto se processa.

O Google dá importância a sites com qualidade e que cheguem, facilmente, ao encontro do que o utilizador procura.

Mas toda esta informação tem de estar bem organizada para chegar ao máximo de pessoas. A definição de keywords claras e incisivas são o ponto chave para a otimização do SEO do seu site. Queremos que estas keywords sejam determinantes na área do nosso negócio e ao mesmo tempo que sejam amplas para chegar ao maior número de pessoas.

 

Para o ajudarmos a perceber que tipo de pessoas procuram o seu restaurante e para que possa aplicar melhor as nossas dicas definimos 4 personas de tipos de restaurantes diferentes.

Procure a que mais se adequa ao seu restaurante e coloque as nossos conselhos em prática:

restaurantes vegetarianos

RESTAURANTE VEGETARIANO

restaurantes japoneses

RESTAURANTE JAPONÊS

restaurantes portugueses

RESTAURANTE PORTUGUÊS   

restaurantes italianos

RESTAURANTES ITALIANO

 

 

restaurante vegetariano

restaurante vegetariano

 Quem são?

São jovens de 25 a 34 anos, com formação superior ou estudantes universitários. Costumam almoçar/jantar fora pelo menos uma vez por semana.

 

Comportamentos e Interesses

Procuram restaurantes que vão ao encontro do estilo de vida; hábitos de consumo sustentáveis; busca por alimentos orgânicos. São mais sensíveis a questões relacionadas com violência animal.

 

 

KEYWORDS MAIS PROCURADAS NESTE SEGMENTO: dieta vegetariana”;  “carne vegetariana”; “receita vegetariana”; “receitas veganas” e “pratos vegetarianos”. Integre estas keywords ao conteúdo para otimizar as pesquisas do seu público.

 

restaurante português

restaurante português

Quem são?

Pessoas de nacionalidade portuguesa com idade entre os 20 aos 70 anos. Salário-médio alto.

 

Comportamentos e Interesses

Gostam de almoçar/jantar fora com a família; a preferência é comida tradicional portuguesa; costumam combinar almoços ou jantaradas aos fins de semana; procuram pelos melhores restaurantes em sites de comparação como o thefork ou zomato; Falam com os amigos a pedir opiniões sobre os restaurantes.

 

 

KEYWORDS MAIS PROCURADAS NESTE SEGMENTO: Dicas de conteúdo: as palavras-chave mais buscadas nesse segmento são “bacalhau”, “culinária portuguesa,”, “gastronomia, jantares de grupo” e “tascas”. Integre estas keywords ao conteúdo para otimizar as pesquisas do seu público.

 

restaurante japonês

restaurante japonês

 

Quem são

Pessoas de 23 a 35 anos, com formação superior, costumam almoçar/jantar fora pelo menos uma vez por semana

 

Comportamentos e interesses 

Valorizam novas e diferentes experiências gastronómicas. Vida ativa, estimulante, com muitas atividades para realizar.  Gostam de se sentir diferentes, sofisticados e ecléticos.

 

 

KEYWORDS MAIS PROCURADAS NESTE SEGMENTO: as palavras-chave mais procuradas neste segmento são “sushi”  “restaurante chinês”, “temaki”, “como comer sushi” e “sushi receita”. Integre estas keywords ao conteúdo para otimizar as pesquisas do seu público.

 

restaurante italiano

restaurante italiano

 

Quem são

Pessoas de ambos os sexos, de classe média alta, com idade a partir dos 20 anos , ensino superior completo e apreciadores da boa gastronomia.

 

Comportamentos e interesses 

Ambientes familiares, íntimos, com a estética mais tradicional e que conseguem remeter a um verdadeiro “pedaço da Itália”.

 

 

KEYWORDS MAIS PROCURADAS NESTE SEGMENTO: as palavras-chave mais procuradas neste segmento são “pizza”, “restaurante italiano lisboa”, “restaurante italiano” e “italiano”. Integre estas keywords ao conteúdo para otimizar as pesquisas do seu público.

 

Por fim, ficam aqui as 5 dicas fundamentais para a otimização do SEO do site do seu restaurante:

1. O site tem que ter uma boa estrutura, sendo assim as páginas têm de conter um título, um subtítulo e uma descrição com keywords. Coloque links nos conteúdos (internos e externos). Isto é fulcral para um bom funcionamento do SEO.

 

2. Veja quais são as keywords mais pesquisadas (primárias e secundárias) e utilize-as nos conteúdos do seu site (usando a ferramenta do Keyword Planner do Google Adwords). É importante que os conteúdos sejam atualizados regularmente.

 

3. Utilize a ferramenta Google Business para divulgar o seu restaurante numa estratégia de geo-localização para todas as pessoas que fizerem a pesquisa pelo seu site.

 

4. Invista em campanhas no Facebook Ads para gerar mais interação com as pessoas, sendo que quantas mais partilhas e comentários nas redes sociais o conteúdo do site tiver, mais relevância terá, e assim o google indexa a informação mais facilmente.

 

5. O site tem que ter em conta a usabilidade do utilizador, quanto mais intuitivo e rápido for o site, mais qualidade terá. Não se esqueça também da otimização do site para o dispositivo mobile. O site tem de ser responsive.

 

como otimizar o seo do site do seu restaurante

 

Várias são as dicas que lhe apresentamos,  a otimização de conteúdos é talvez das estratégias mais poderosas. Ao otimizar os conteúdos do seu site, melhora em muito o posicionamento do mesmo.

E agora pergunta-nos: o posicionamento para as palavras-chave do meu restaurante é quase proporcional aos acessos que vou receber?

Experimente e confirme! 😉

A visibilidade do seu restaurante bem como as conversões que serão geradas irão satisfazer em muito o seu objetivo.

Determine bem a quem se quer dirigir, responda às necessidades dos seus clientes, vai ver que com as nossas dicas vai melhorar.

O próximo jantar é por sua conta?

como otimizar o seo do site do seu restaurante

 

Para mais artigos de SEO clique aqui.

 

Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEA do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT. – Disruptive Digital Education por:

Inês Brandão

Rute Marques

Daniela Prates

Victoria Schwengber

Taty Motta

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Agência.pt - Agência PONTO pt