Existem muitas ferramentas gratuitas de Search Engine Optimization (SEO) que podemos usar para otimizar as pesquisas e visitas ao nosso website. Contudo, há aquelas que mais se destacam e mais falta fazem. Neste artigo destacamos 12 ferramentas gratuitas de SEO separadas por categorias.

Antes de iniciarmos a lista de ferramentas e as respetivas explicações, precisamos de saber o que precisas…


Google Search Console

google search console
Não existe nenhuma lista de ferramentas gratuitas de SEO que não tenha o Google Search Console.

O que faz?
Visualiza taxas de indexação, sitemaps, arquivo Robots.txt, erros 404, estrutura de backlinks (internos e externos) e dados de SEO mais críticos.

Onde posso saber mais?
Ver mais sobre o Google Search Console.

Mais detalhes…
Com o Google Search Console podes ainda ver a taxa de indexação e todas as páginas do teu website e caso alguma coisa não esteja bem, consegues solucionar tudo.
Esta ferramenta de SEO é o complemento do Google Analytics. O Google Search Console (antigo Websmaster Tools) tem como principal foco a pesquisa e otimização dos websites e das palavras-chave escolhidas por ti.

Dados que podes extrair:

  • O tráfego de visitas do teu website
  • Quantas vezes teu website foi linkado
  • Verificar a posição que o teu website está no ranking das SERPs (Search Engine Results Pages).

Yoast

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O que faz?
O mais utilizado plugin SEO WordPress. Ajuda-te a otimizar cada artigo no que a SEO diz respeito.

Onde posso saber mais?
Ver mais sobre o Yoast, o plugin gratuito para WordPress.

Mais detalhes…
Se tens um site em WordPress tens de instalar obrigatoriamente o Yost. A melhor parte desta ferramenta (para além de ser 100% gratuita) é que gera automaticamente o sitemap do teu website sem teres de te preocupar com mais nada. Ou seja, o Yoast ajuda o Google (e outros motores de pesquisa) a fazer um rastreamento ao teu website e indexa todas as páginas de forma automática e sempre que criares uma nova página, porque ele atualiza o sitemap automaticamente.

O que posso fazer mais:

  • Otimizar vídeos
  • Fazer redireccionamentos 301
  • Configurar as meta (title, description…)
  • Receber dicas úteis de SEO
  • Fazer breadcrumbs e otimizações de links internos
  • Verificar se o texto está otimizado para a palavra-chave especifica
  • Etc…

Google Analytics

google analytics

Esta é a segunda ferramenta gratuita para SEO mais usada e falada.

O que faz?
Vê como é que as pessoas se comportam no teu website: quanto tempo ficam numa página, quantas páginas visitam numa sessão, de ondem vêm, que dispositivo utilizam, por onde é que entraram no teu website…

Onde posso saber mais?
Consulta esta página para conheceres o Google Analytics.

Mais detalhes…
O Google Analytics é uma ferramenta obrigatória e indispensável para qualquer profissional de marketing digital. Para além da informação valiosa sobre quem são os visitantes ao teu website e como estes se comportam, esta ferramenta permite ainda medir o ROI das tuas campanhas, o que o torna uma das melhores ferramentas digitais.

Dados que podes extrair:

  • Tráfego orgânico
  • Bounce rate (taxa de abandono)
  • Fontes de tráfego
  • Tempo na página
  • Velocidade de página

SEMRush

semrush

Esta ferramenta não é totalmente gratuita, mas entra nesta lista apenas porque consideramos que é um bom investimento principalmente quando tens um nível de experiência em SEO e queres otimizar ainda mais as tuas capacidades.

O que faz?
Encontra as palavras-chave exatas para as quais o teu concorrente está classificado. Escreve uma palavra-chave… e o SEMRush dá-te uma lista de mais de 78.350 palavras-chave!

Onde posso saber mais?
Clica aqui para conheceres todas as vantagens do SEMRush.

Mais detalhes…
É uma ferramenta de SEO que possui inúmeras funcionalidades bem úteis para a otimização de pesquisas, uma delas é o dashboard de monitorização de posições ou a verificação de palavras-chave dos concorrentes.

O que posso extrair desta ferramenta:

  • O desempenho individual de cada palavra-chave
  • A taxa de melhoria de posicionamento geral do website
  • A distribuição das keywords através do ranking que o SEMRush apresenta
  • O filtro por data e com histórico
  • A sugestão de novas keywords

Google PageSpeed Insights

google pagespeed insight

O que faz?
O Google PageSpeed Insight é uma ferramenta que permite identificar os problemas e medir os dados de performance/velocidade de uma página num website quer em dispositivos móveis quer em desktop.

Onde posso saber mais?
Ver mais sobre o Google PageSpeed Insight.

Mais detalhes…
O tempo de carregamento de uma página afeta diretamente a experiência do utilizador no teu website e é por isso que a velocidade de carregamento de uma página é um dos fatores de classificação do Google quando faz o rastreamento/avaliação do teu website.

O que posso extrair desta ferramenta:

  • A velocidade de todas as páginas do teu website
  • O score ideal é acima de 90
  • Sugestões de desbloqueio de velocidade do teu website

Google Keyword Planner

google keywod planner

O que faz?
Esta ferramenta insere-se dentro do Google Ads (antigo Google Adwords).
É uma ferramenta que disponibiliza uma lista imensa de keywords que deves conciderar para a tua estratégia e objetivo do website. Introduzes as tuas keywords de referência e o Google Keyword Planner devolve-te uma lista com todas as outras palavras (apenas uma ou conjugadas) que deverás ter em conta.

Onde posso saber mais?
Neste link fica a saber mais sobre o Google Keyword Planner.

Mais detalhes…
Um trabalho eficiente de SEO começa com a escolha correta das palavras-chave. É importante teres uma palavra-chave desenvolvida por página e várias palavras-chave complementares para cada uma dessas páginas. Assim aumentas a possibilidade de apareceres nas pesquisas de long tail.

Vantagens desta ferramenta:

  • Encontrar novas ideias de palavras-chave
  • As sugestões apresentadas vão ao encontro das tuas pesquisas, logo do teu objetivo para o website
  • Conhecer a média mensal de volume de pesquisa dessas keywords num determinado período de tempo
  • Identificar as tendências de pesquisa para uma keyword ou um grupo de keywords

BrowSEO

browseo

O que faz?
O BrowSEO é muito mais do que um Browser de texto. Mostra-nos as heading Tags (H1, H2, H3…), textos alternativos das imagens, quantidade de palavras-chave na página, meta tags e redirects.

Onde posso saber mais?
Aqui ficas a conhecer todas as vantagens do BrowSEO.

Mais detalhes…
A vantagem do BrowSEO em relação a outras ferramentas de redireccionamentos (Redirect Checkers) é o facto de visualmente mostrar os diversos redireccionamentos, caso a página possua mais de um. Obter uma visão das páginas redirecionadas do teu website é crucial para a otimização, principalmente quando este trabalho envolve a migração do website ou a troca massiva de URLs.

Com esta ferramenta consegues:

  • Ver em destaque partes de uma página que são relevantes para SEO
  • Ver uma página do meu website sem formatações de estilo (para perceber a sua estruturação)
  • Ver o número de palavras por página
  • Ver o número de links externos de determinada página

Screaming Frog SEO Spider

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O que faz?
É uma ferramenta que permite fazer o rastreamento de websites e vai à procura dos elementos essenciais para uma boa estratégia de SEO. É gratuita, mas para teres acesso a recursos avançados terás de comprar um pack de utilização.

Onde posso saber mais?
Mais informações sobre o Screaming Frog SEO Spider aqui.

Mais detalhes…
O Screaming Frog SEO Spider é um rastreador de sites poderoso e flexível, capaz de rastrear websites de todas as dimensões de forma eficiente, permitindo que analises os resultados em tempo real. Esta ferramenta reúne dados importantes de forma a garantir que tomes decisões com base em dados reais.

Esta ferramenta dá-te a possibilidade de:

  • Encontrar links partidos (nofollow)
  • Analisar os títulos da página (H1, H2, H3…) e a Meta Data
  • Extrair resultados
  • Gerar sitemaps
  • Fazer redirecionamentos de acordo com as sugestões da ferramenta
  • Encontrar conteúdo duplicado
  • Interagir com o Google Analytics
  • Visualizar a arquitetura do website

MozBar

mozbar

O que faz?
É uma ferramenta “tudo em um” pois permite-te encontrar o melhor material e conteúdo relevante para a tua estratégia de SEO, pois apresenta pesquisas de palavras-chave de acordo com a região, faz uma rápida análise dos elementos do teu website que influenciam uma estratégia de SEO (por exemplo: pagetitle, URLs, Meta Data, Alt-text, etc).

Onde posso saber mais?
Ver aqui as mais valias do MazBar.

Mais detalhes…
Apesar de ser uma ferramenta tudo em 1 está também disponível como plugin do Google Chrome e Mozila FireFox. Existe a versão trial por um período experimental por 30 dias e após esse período existem vários planos de pagamento.

Principais funcionalidades:

  • Keywords: apresenta palavras-chave de acordo com o volume de pesquisas Guarda as listas de keywords pesquisadas
  • Rankings: acompanha quase em tempo real a classificação das palavras-chave (o que é pesquisado e onde)
  • Indexar e gerir o website: rastreia todo o website e encontra potenciais problemas apresentando sugestões de resolução
  • Otimização: analisa as páginas e keywords e apresenta recomendações do que pode ser melhorado
  • Links: sugere novos links para maximização de resultados
  • Relatórios personalizados: apresenta relatórios personalizados e envio dos mesmos diretamente aos contactos selecionados

WooRank

woorank

O que faz?
É uma ferramenta com plugin no browser que analisa a estrutura de SEO no teu website (títulos, meta data, etc), faz sugestões de otimização para mobile e também é possível analisar o site da concorrência.

Onde posso saber mais?
Analisa todas as informações do WooRank.

Mais detalhes…
A sua funcionalidade mais apreciada é a “Lista de verificação de marketing” e nesta lista apresenta as sugestões de melhoria de SEO do teu website. O WooRank tem 3 planos de pagamento: O Pro (€59,99), o Premium (€179,99) e o de Empresas (desde €249,99)

Esta ferramenta:

  • Analisa de keywords
  • Analisa do volume mensal dessas keywords
  • Apresenta dados dos visitantes do teu website (de onde vem, atividade em social media, etc)
  • Classifica de modo geral a estrutura de SEO do teu website

Übersuggest

uber

O que faz?
Übersuggest é uma ferramenta online de SEO para pesquisa e análise de keywords.

Onde posso saber mais?
O nome da ferramenta não é fácil de leitura, mas aqui ficas a conhecer tudo sobre o Übersuggest.

Mais detalhes…
Tem ainda função de adicionar termos/pesquisas que naõ queres que estejam nas tuas sugestões. Esta funcionalidade chama-se “palavras-chave negativas”. Esta ferramenta é completamente gratuita.

Esta ferramenta fornece:

  • Sugestão de palavras-chave
  • Gráfico de volume de pesquisas para cada keyword
  • Testes A/B e análise de SEO de qualquer site e ainda comparação entre sites
  • Análise de SERPs com esse termo de pesquisa

SEOQuake

seoquake

O que faz?
SEOQuake é uma extensão gratuita para navegadores. Principalmente boa em contagem e links e densidade de keywords. Trata-se de um plugin de browser

Onde posso saber mais?
Ver aqui todas as informações sobre o SEOQuake.

Mais detalhes…
Esta ferramenta permite perceber o nível de dificuldade para otimizar uma determinada palavra-chave e mostra rapidamente as repetições de palavras-chave numa página e analisa quantas vezes cada palavra-chave foi trabalhada no conteúdo da página.

Vantagens desta ferramenta:

  • Analisar as métricas de SEO
  • Comparação de páginas
  • Análise de links externos
  • Análise de links partidos (nofollow)

BÓNUS | Ferramentas Google

google

Como já deves ter percebido a Google domina as ferramentas gratuitas de otimização de pesquisas e por isso deixamos-te um resumo para tirares melhor partido das ferramentas Google.

Estas são aquelas ferramentas pelas quais deverás começar se fores novo nestas andanças.

Se quiseres…:

Recorda-te que o algoritmo do Google está em constante alteração pelo que qualquer update poderá modificar o score das suas páginas ou as configurações nestas ferramentas.

Dica SEO

Através do modo incógnito de um browser, vai ao Google e pesquisa pelas tuas palavras-chave. E o auto-fill (sugestões de auto-preenchimento) dá-te ideias relacionadas para complementar a tua estratégia de keyword.

Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEA do curso Digital Marketing & Strategy da EDIT. – Disruptive Digital Education por: Catarina Fernandes, Daniela Duarte e Inês Paiva

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