Ser jornalista nos dias de hoje exige perceber que o mundo digital trouxe muitas alterações. Mudou a forma como nos relacionamos e comunicamos, o modo como adquirimos produtos e serviços, como organizamos o nosso dia a dia, mas também alterou a forma como pesquisamos e encontramos informação. 

Segundo a Reuters Institute Digital News Report, a televisão e os meios online (incluindo redes sociais) são as principais fontes de notícias para os portugueses. 

 

Este panorama digital apresenta novos desafios ao jornalismo. Por exemplo, o mesmo estudo conclui que o smartphone é em 2019 o dispositivo mais usado pelos portugueses para estarem a par da atualidade. Isto significa que o consumo de notícias hoje é cada vez mais feito ao minuto e medido ao clique.

 

 

Porque é que um jornalista se deve preocupar com o SEO?

Uma vez que as pessoas estão cada vez mais a consumir notícias online, torna-se importante perceber quais as formas como as notícias chegam às pessoas. A principal forma são os motores de pesquisa (search engine)

Segundo o Internet Live Stats, há mais de 3,5 mil milhões de pessoas a fazer pesquisas todos os dias no mundo. Pôr um artigo optimizado tem uma audiência potencial enorme.

Os motores de pesquisa criam um catálogo de toda informação existente na Internet e ordenam os resultados de acordo com a qualidade e a relevância do conteúdo para cada pesquisa. 

Isto significa que um artigo vai aparecer antes de outro se o conteúdo for considerado mais relevante pelo motor de pesquisa. Fazer um bom lead pode continuar a ser importante, mas o fundamental para ter relevância no mundo digital é mesmo o SEO, ou melhor, a otimização de um artigo para os motores de pesquisa (search engine optimization).

 

Fazer um bom lead pode continuar a ser importante, mas o fundamental para ter relevância no mundo digital é o SEO.

 

A checklist que tem de seguir para destacar o seu artigo nos motores de pesquisa:

 

  1. Definir a(s) palavras(s)-chave
  2. Escolher um título adequado ao conteúdo
  3. Escrever conteúdo bem estruturado
  4. Adicione conteúdo multimédia
  5. Incluir links para dentro e fora do site
  6. Um bom URL
  7. Editar a descrição do artigo

1. Definir a(s) palavras(s)-chave

Os motores de pesquisa vão escolher apresentar aos leitores, em primeiro lugar, o que for mais parecido com aquilo que eles procuraram. Ao escrever um artigo é, por isso, fundamental tentar pensar como o leitor. O que é que ele irá escrever na pesquisa do Google para o seu artigo aparecer? 

Defina as palavras que o leitor vai usar, conforme o artigo que estiver a escrever, e coloque-as em destaque no artigo. Para isso o mais importante é, antes de começar a escrever, fazer uma lista com as palavras que vai mesmo ter de utilizar e quais as mais importantes (estas não devem ser mais do que duas ou três).

Está com dificuldade? Experimente fazer pesquisas sobre o tema na Google e perceber quais os artigos que aparecem em primeiro lugar e que palavras utilizam. Use as mesmas ou descubra qual a palavra que não está a ser usada e que vai ajudar a destacar o seu artigo entre todos os que encontrou.  

 

2. Escolher um título adequado ao conteúdo

As palavras que o leitor vai usar para encontrar o seu artigo têm de estar, obrigatoriamente, no título. Não pode escrever um artigo sobre SEO para jornalistas sem escrever, no título: “SEO” e “jornalistas”. 

 

3. Escrever conteúdo bem estruturado

O conteúdo continua a ser importante para destacar um artigo num motor de pesquisa. O leitor quando clicar num artigo tem de o “ler”, ou melhor, não pode sair logo da página na qual clicou. Quando mais tempo o leitor estiver na página do seu artigo, maior a probabilidade do motor de pesquisa o colocar nos primeiros lugares numa próxima procura.

Porém, ter bom conteúdo não é suficiente. O artigo tem de estar bem estruturado, com vários títulos e intertítulos, bem organizados para o leitor perceber rapidamente o conteúdo e ter vontade de ir fazendo scroll down.

O seu conteúdo também deve ser original, apresentar uma perspetiva diferente sobre o tema, para que o leitor queira partilhar o artigo e falar dele a mais pessoas. Isso fará com que o link para o seu artigo apareça mencionado em mais sites e isso para os motores de pesquisa é muito importante.

 

4. Adicione conteúdo multimédia

Já dissemos que hoje o consumo de notícias é feito ao minuto. Para o seu artigo se destacar e o leitor não sair rapidamente da página, não convém colocar apenas texto.

É fundamental pensar se faz sentido acrescentar vídeos, GIFs, fotografias, infografias, material interativo… Tudo isso é valorizado hoje em dia pelos leitores e, consequentemente, pelos motores de pesquisa.

 

Dica SEO

Através do modo incógnito de um browser, vai ao Google e pesquisa pelas tuas palavras-chave. E o auto-fill (sugestões de auto-preenchimento) dá-te ideias relacionadas para complementar a tua estratégia de keyword.

5. Incluir links para dentro e fora do site

Para um jornalista é difícil esquecer a escola do furo jornalístico e da competição, mas o mundo digital valoriza a partilha.

Os motores de pesquisa vão destacar artigos que permitam ao leitor continuar a navegar no site ou que o levem para outros sites, sem nunca fechar a janela do browser. Por isso, é fundamental incluir ligação a outros artigos do seu site que estejam relacionados com o tema.

E não deve ficar por aqui. Como os motores de pesquisa vão valorizar o seu artigo se estiver referido noutros sites também, o ideal é fazer parcerias, “oferecer” o seu artigo a outras entidades ou escolas e enviar também os seus leitores para outros sites interessantes. No fundo, é levar o networking ou a rede de contactos que todo o bom jornalista sempre teve de ter para o mundo digital.

 

6. Um bom URL

O trabalho do jornalista não termina quando o artigo está escrito. Garanta sempre que o seu conteúdo vai ter um bom URL. Não permita nunca que seja o sistema a escolhê-lo de forma automática, porque é essencial para que o leitor consiga facilmente encontrar o seu artigo.

O que é o URL? O link que aparece em cima no browser e que é único para levar ao seu artigo. Um bom URL deve ter as palavras-chave principais do artigo – que estão também no título -, ter várias palavras (nunca mais de 10), separar as palavras por hífens, estar escrito em minúsculas e não deve levar artigos, como o “e”.

 

7. Editar a descrição do artigo

Quando os motores de pesquisa apresentam artigos nos quais os leitores podem clicar, aparece sempre um título, um URL e duas linhas de descrição. Tudo isso pode – e deve – ser editado. O seu editor deve ter acesso a essa parte do site, senão, confirme com a equipa de developers, mas não deixe que estes dados sejam definidos por outra pessoa ou colocados de forma automática.

Download Checklist

 

Mostre ao seu editor este artigo essencial para destacar qualquer site em 12 passos.

 

Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEA do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT. – Disruptive Education por: Cátia Silva, Cristina Cardoso, Francisco Barbosa, Natália Caetano e Rita Sardinha.

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