Como aparecer no Resultado Zero do Google: Optimização SEO EDIT - Disruptive Digital Education Maio 10, 2019 Antes de ler, caso o seu artigo não se encontre entre os 10 primeiros resultados de pesquisa, nem vale a pena continuar a ler!Segundo o SEO REVIEW TOOL para que consiga alcançar o Resultado Zero, o ideal é que o seu URL apareça nos 10 primeiros resultados de pesquisa do Google!! Mas afinal o que é o Resultado Zero??O Resultado Zero, também vulgarmente chamado de Posição Zero ou Featured Snippet é o resultado que o Google definiu como resposta de referência para a pesquisa do utilizador e que surge logo no topo da página de resultados. O objectivo é dar uma resposta directa, sem que o utilizador tenha de navegar para outras páginas.Caso não seja português…fica a dica! 😉 Estas respostas são curtas e de fácil interpretação. Aparecem mais frequentemente a partir de pesquisas iniciadas com “o que é” ou “como fazer” e também com alguns nomes que apresentam alto volume de pesquisas no Google. Não somos de intrigas, mas ouvimos dizer que o Google criou esta ferramenta – Resultado Zero – com intuito de “agarrar” o utilizador ao seu domínio por tempo infinito.Vantagens de ser um Resultado ZeroPassos para alcançar QUAIS AS VANTAGENS DE FAZER PARTE DO RESULTADO ZERO?Segundo um estudo da STAT Search Analytics, uma empresa americana especialista em SEO, mais de 70% da informação contida no Resultado Zero não é proveniente da primeira posição orgânica do google. Portanto, mesmo que o seu site não se encontre nas primeiras posições de resultados do Google, através do Resultado Zero vai conseguir ultrapassar a concorrência e aparecer logo no topo da página de resultados!!2. Como o Resultado Zero é o primeiro a aparecer, consegue captar de imediato a atenção do utilizador, aumentando a probabilidade de número de clicks no seu site sem ter de criar novo conteúdo ou backlinks.3- Aparecer no Resultado Zero de uma pesquisa, significa que o seu conteúdo é relevante aumentando a visibilidade da sua página, isto porque se entende que é a melhor resposta para aquela dúvida. 4 PASSOS PARA ALCANÇAR O RESULTADO ZERO DO GOOGLE:PASSO 1.Atenção aos formatos!Existem 3 formas principais de Resultado Zero que deve ter em consideração ao optimizar o seu conteúdo para esta posição, são elas: Parágrafo, Lista e Tabela. – Parágrafo O Resultado Zero em parágrafo diz respeito a definições curtas em texto que o Google apresenta para responder a perguntas do utilizador. Este tipo de resultado, normalmente responde a questões como: o que é? como é?Para conseguir este lugar, deve apresentar parágrafos que respondam da forma mais clara e directa às questões que deseja abranger com este resultado.O google parece dar preferência a respostas que contenham entre 45 a 60 palavras sendo que segundo um estudo da MOZ, os maiores snippets encontrados até o momento têm 97 palavras e 752 caracteres.Se reparar, na nossa definição no início do artigo, a mesma também está optimizada para Resultado Zero em Parágrafo:“O Resultado Zero, também vulgarmente chamado de Posição Zero ou Featured Snippet é o resultado que o Google definiu como resposta de referência para a pesquisa do utilizador e que surge logo no topo da página de resultados. O objectivo é dar uma resposta directa, sem que o utilizador tenha de navegar para outras páginas.”(Definição clara, directa e utilizando apenas 55 palavras))– ListaTal como o nome indica, este resultado é apresentado em forma de lista e normalmente enumera as etapas de um procedimento.Para alcançar um featured snippet em formato de lista, deverá:Incorporar este tipo de formato no seu conteúdo; Substituir explicações corridas por listas; Apresentar um conteúdo relevante que responda à questão do utilizador; Quando o utilizador pesquisar “como fazer x” é mais provável que o nosso conteúdo apareça se estiver em formato lista; Não ultrapassar uma média de 64 palavras;(Reparou? Acabámos de fazer uma lista com conteúdo relevante para si de forma a que este mesmo conteúdo apareça em Lista no Resultado Zero: formas de alcançar o resultado zero em lista; 49 palavras) – TabelaEste tipo de Resultado Zero oferece um conjunto de dados numa perspectiva comparada em forma de tabela.Mais uma vez, é necessário que tenha este tipo de formato no seu site para que o Google o mostre como Resultado Zero.Relativamente ao tamanho, estas tabelas normalmente não têm mais de 3 colunas. Contudo, como verificar na tabela abaixo, este formato aparece em menor percentagem comparativamente aos outros dois formatos: Parágrafo e Lista.Formato Resultado zero% de Resultados Zero em PesquisasParágrafo82%Lista11%Tabela7%VER MAISExiste um truque que pode conduzir a um maior clique no seu site, caso não haja concorrência para esse tópico. Se fizer um snippet mais longo mas respeitando as (cerca de) 60 palavras, o Google irá colocar um “Veja Mais” ou “Mais itens” no conteúdo apresentado e assim se o utilizador se interessar e desejar ver a informação completa, adivinhe…irá entrar no seu site!! Mas atenção!! Se tiver concorrência para esse conteúdo específico, o Google pode considerar que esse “Ver Mais” poderá não ser a melhor experiência para o utilizador porque o utilizador terá de perder mais tempo ao clicar no site para ter a sua resposta completa.PASSO 2.Pense como o utilizador!Esqueça que é o dono do site, e pense como utilizador! Pense de que forma o utilizador irá colocar a sua dúvida e de que maneira o seu conteúdo pode responder de forma relevante! Para saber como possivelmente as pessoas estão a pesquisar sobre o seu conteúdo, pode consultar aqui o link.Repare que quanto maior for a palavra-chave (se pertencer à Long Tail), maior a probabilidade de ser mais relevante e aparecer como resultado zero. Se pesquisar no Google da mesma forma que possivelmente um utilizador interessado no seu conteúdo pesquisará e perceber que o Google já atribuiu um Resultado Zero para essa pesquisa, não desespere, não é o fim do mundo!Neste caso, tem duas opções:Verifique qual o formato desse Featured Snippet e optimize o seu conteúdo de forma a superar o que já existe respondendo de forma mais relevante! (Segundo os entendidos no assunto, o ideal é criar uma resposta 10 vezes melhor que a que existe): esta opção poderá ter mais peso porque percebe-se que o Google já deu mais importância àquele tipo de formato. Se pensar que aquele formato não é o mais interessante, optimize para outro tipo de Featured Snippet, mais uma vez, de forma a ser muito mais relevante do que o que já existe. PASSO 3.Optimizar! Optimizar! Optimizar!É também importante definir qual a plataforma que deseja optimizar.Os snippets apresentados em desktop, poderão não ser tão relevantes em mobile e vice versa.Passos mais importantes:1º. Defina a plataforma (desktop / mobile) e o formato ( parágrafo, lista, tabela) de Resultado Zero que deseja otimizar;2º. Se tiver mais tempo e recursos, defina as outras plataformas e todos os outros formatos de snippets e optimize para todos!Isto é, no seu site deverá criar conteúdo relevante com vários formatos e para as várias plataformas. PASSO 4. Não se esqueça das imagens!! Repare! As imagens acima colocadas não surgem neste artigo por acaso. Para além de tornarem o conteúdo menos pesado, ajuda também nesta caminhada até ao Resultado Zero.Adicionar imagens que vão ao encontro do conteúdo para o qual queremos aparecer como Resultado Zero, também poderá ajudar!Resumidamente, alcance o TOP dos motores de busca do Google com estas TOP dicas:Crie conteúdo relevante em vários formatos e para várias plataformas;Garanta que está nos 10 primeiros resultados de pesquisa do Google;Pesquise e perceba como as pessoas procuram pelo seu conteúdo;Adicione Imagens Relacionadas com o conteúdo;Ah! Use o formato HTML adequado!!!Seja por que razão for, caso não lhe interesse de todo ser apresentado como Resultado Zero, este pedaço de código irá garantir isso mesmo. <meta name=”googlebot” content=”nosnippet”>Por último, deixamos a seguinte nota: hoje em dia, o Resultado Zero do Google é apresentado no topo da página sendo que abaixo do mesmo aparecem todos os restantes resultados.Contudo, inicialmente não funcionava assim. O Google apresentava a Posição Zero e nada mais. Esta funcionalidade é recente e por isso mesmo permanece em constante atualização. É importante estar atento às atualizações do Google e ir-se adaptando!!Leave a Reply Cancel ReplyYour email address will not be published.CommentName* Email* Website Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.