Conseguir um maior número de cliques e ainda atingir as melhores posições do Google não é tarefa fácil, mas inserir dados estruturados no seu website pode dar aquele empurrão e, até mesmo, facilitar a experiência do utilizador.
Mas afinal, como colocar dados estruturados no seu website? Neste artigo, você aprenderá como inseri-los nas melhores plataformas: Shopify, Wix e WordPress, e também saberá quais são as vantagens de se fazer isso manualmente e, claro, os melhores plugins. Tudo isso de forma simples e rápida.

1.Shopify
2.Wix
3.Wordpress

Ainda não sabe o que são dados estruturados? Aprenda nesse post.

Como colocar dados estruturados no Shopify

Sabia que mais de 90% de toda a compra feita pela internet começa com uma procura nos motores de pesquisa? Agora, imagine que tem uma loja online de roupas, mas o seu website não está destacado nos resultados de pesquisa do Google, por exemplo. Quais seriam as suas hipóteses de vendas? Quase nulas, certo?

Gerir uma loja online requer muito mais do que uma simples divulgação de produtos num website. E não basta escolher apenas uma boa plataforma de e-commerce, como o Shopify. É preciso também estruturar os dados da sua página para garantir que os produtos da sua loja sejam destacados nos mecanismos de busca e, por fim, facilitar o acesso dos produtos aos utilizadores.

A boa notícia é que todo o processo de otimização do Shopify é bastante simples e pode ser feito de três formas: manualmente, com a instalação de plugins ou Google Tag Manager.

1. Como colocar dados estruturados manualmente no Shopify

1.1. No seu admin da Shopify, vá a Loja virtual > Temas.
1.2. Clique em Ações > Editar código.

1.3. Depois de entrar na sua área de código > barra de pesquisa > procurar por ficheiro “header.liquid”
1.4. Colocar os dados estruturados depois da função <head>

1.5. A linha de código já está embutida de forma padronizada, por isso a única coisa que precisa fazer é customizar os parâmetros de acordo com o objetivo do seu website.

2. Melhores plugins de SEO gratuitos (e opções pagas) para Shopify

Na plataforma do Shopify, encontra muitos plugins de SEO disponíveis para fazer a instalação. Abaixo, encontrará os cinco melhores plugins de SEO gratuitos e pagos que podem ser instalados na sua loja do Shopify:

1. Plug in SEO: esse plugin ajuda a identificar os principais problemas do seu e-commerce, para que gaste tempo e dinheiro apenas no que realmente é necessário mudar. Inclui títulos de página, meta descrições, velocidade, etc.

2. SEO Booster ‑ SEO Marketing: cria automaticamente links de alta qualidade, relacionados e relevantes; incorpora produtos Shopify no WordPress, Drupal e etc. É grátis, mas também possui planos pagos disponíveis.

3. SEO Image Optimizer: aumenta o tráfego da pesquisa de imagens do Google, otimiza imagens de maneira rápida e fácil e não exige conhecimentos de codificação.

4. SEO Audit Pro: permite que saiba o que os concorrentes estão a fazer para atrair tráfego e oferece pesquisa de palavras-chaves.

5. JSON-LD for SEO: este é o plug-in pago, com o custo de 269€ (compra única) que lhe permite automaticamente colocar dados estruturados no seu website e indicar ao Google tudo o que necessita de saber sobre o seu website.

 

3. Como usar o Google Tag Manager para inserir dados estruturados no Shopify

Como mostramos anteriormente, o Shopify é integrado diretamente ao Google Analytics, mas o mesmo não acontece com o Google Tag Manager. Por isso, é necessário seguir o passo a passo abaixo para adicionar o gerenciador de tags do Google ao seu e-commerce.

1. Criar o código JSON-LD com marcação Schema indicada para o seu website
2. Criar uma conta no Google Tag Manager

Aconselhamos a que siga os seguintes passos presentes neste vídeo:

3. Adicionar tag GTM do tipo HTML personalizado

  • Tela inicial do GTM > adicionar uma nova Tag
  • Escolha o tipo de tag Personalizar / HTML Personalizado;
  • No campo coloque o código script JSON-LD
  • Na área abaixo, Acionamento, indica-se onde e quando a tag será disparada, sendo possível definir quanto à exibição da página:
    • Todas as páginas: disparador All Pages / Visualização de Página;
    • Página(s) específica(s): criar um acionador com condicional de página.
      1. Clique no ícone + no canto superior direito > tipo Visualização de Página > selecione a opção Algumas Visualizações de Página
      2. Selecione no 1º campo a opção Page URL e insira a condicional (contém, ou é igual a, regex) e o URL da página em que deseja o seu código.
  • Dê um nome para o acionador, nome para a tag e guarde.

4. Validar a tag GTM: Visualizar dísparo da tag no website

Antes de publicar a tag, é possível visualizar se o GTM está a disparar no momento e página certa. Para tal:

  1. Clique no botão Visualizar, disponível na área de trabalho > Recarregue o seu website para que o rodapé de validação do GTM seja exibido > Entre na página que deverá conter o JSON-LD > observe no rodapé GTM que sua tag será disparada.

Nota: Visualização somente é possível quando o código de configuração GTM já estiver inserido no website (Passo 2).

5. Ativar o código com Google Tag Manager

Com a tag validada, teremos de ativar o funcionamento do código através da colocação da tag e do acionador no website, para tal basta: Clicar em Enviar > Adicionar uma descrição e está pronto!

Se teve dúvidas neste processo veja o vídeo abaixo:

Saiba quais são os tipos de Rich Snippets mais indicados para Shopify

A qualidade da imagem dos produtos está diretamente ligada ao processo de compras online. Afinal, quantas vezes já desistiu de comprar um determinado produto porque a foto era má? Para melhorar a experiência do utilizador durante as pesquisas por produtos, o Google criou mecanismos de atratividade como os Rich Snippets.

Para que alavanque as vendas da sua loja online, listamos cinco tipos de snippet que deve usar no Shopify:

1. Esquema de produto: por outras palavras, trata-se de um código que exibe informações básicas do produto.

2. Esquema de vídeo: alguns produtos precisam de vídeos para se tornarem mais atrativos aos olhos do comprador online.

3. Classificação: adicionar comentários às páginas dos produtos do seu website pode aumentar a confiança do consumidor. Também é possível adicionar um sistema de classificação por estrelas. Uma boa aprovação pode ser um fator decisivo durante uma compra.

4. Preço: não é só a qualidade do produto que interfere na decisão de compra. Muitos compradores online comparam preços para terem a certeza de que estão a fazer o melhor negócio. A marcação de esquema para preço permite que você coloque essas informações na frente e ao lado dos SERPS.

5. Disponibilidade do produto: evitar que o comprador online não se sinta frustrado é uma ótima estratégia para o seu comércio eletrónico. Por isso, é sempre indicado usar marcação de disponibilidade do produto, para que o utilizador possa identificar que o produto está esgotado, antes mesmo de entrar em seu website. Isso poupa o tempo e contribui para que a experiência do usuário seja positiva.

Como colocar dados estruturados no Wix.com

Se o Wix é referência para criar sites de forma rápida e fácil, com toda a certeza também é a plataforma mais simples para adicionar dados estruturados. Tudo o que precisa fazer é instalar um plugin com apenas um clique ou, se preferir, pode inserir manualmente, em apenas cinco etapas.

1. Melhores plugins de SEO gratuitos para Wix

Na loja de aplicativos da Wix.com, encontra inúmeros plugins de SEO gratuitos que podem ser instalados em poucos segundos no seu website. Reunimos os cinco que merecem destaque:

1. Rabbit SEO: sem dúvida, um dos mais completos plugins de SEO para a plataforma Wix. Com ele, é possível otimizar a classificação do seu website, direcionar o tráfego, monitorizar concorrentes e receber relatórios diários.

2. Site Booster: esse plugin gera mais tráfego, indica a utilização de palavras-chave, controle de listas e integração das redes sociais.

3. Análise do visitante: uma boa estratégia só é possível quando se conhece o público-alvo. Por isso, uma boa opção é essa ferramenta. Ela permite que saiba de onde vêm seus visitantes, quais são as suas páginas mais visitadas e oferece estatísticas completas.

4. SEO Ranking Coach: otimiza o seu website para os mecanismos de pesquisa, estatísticas detalhadas sobre a concorrência e análise de palavras-chave.

5. Estatísticas Web-Stat: esse plugin informa quais são as ferramentas de busca mais usadas para encontrar seu website, as páginas mais populares e as que recebem menos acesso, tipo de dispositivo usado pelas pessoas que visualizam e o tempo que os users ficam no seu website.

Como colocar dados estruturados manualmente no Wix

Pode optar por implementar os dados estruturados manualmente no Wix. O processo é extremamente rápido e não exige nenhum conhecimento em programação. Na verdade, basta seguir apenas cinco etapas. Veja a seguir:

1. Menus e páginas do clique no lado esquerdo do editor.
2. Passe o mouse sobre a página relevante e clique no ícone Mostrar mais.
3. Clique em SEO (Google) .
4. Clique na guia SEO avançado .
5. Adicione seu esquema em um formato JSON-LD em Dados estruturados

Pode ver os passos descritos acima através deste video:

Configuração automática SEO no Wix

Caso não queira customizar as metatags sociais e de SEO para o seu website, não se preocupe! A plataforma Wix.com adiciona automaticamente as configurações de SEO, para que o seu website apareça corretamente nos resultados de pesquisa e redes sociais.

A configuração padrão é feita com base nas informações do seu website e também com as práticas mais comuns para tags de SEO. Boa parte dessas configurações é feita de forma geral e pode ser usada em todas as páginas do seu site ou, se for mais específica, pode ser utilizada apenas em páginas de lojas ou páginas principais, e etc.
Apesar da praticidade oferecida pela plataforma, convém customizar o SEO para que seja possível obter resultados mais satisfatórios.

Como colocar dados estruturados no WordPress

O grande diferencial de se inserir dados estruturados no WordPress é que a plataforma oferece muitas alternativas, já que é a mais usada no mundo inteiro. Muitos temas já possuem marcação de dados básicos como “artigo”, “autor”, entre outros, enquanto os temas da categoria premium oferecem um suporte maior e disponibilizam funções próprias para gerar marcações de Schema. Mas atenção! Para tal, é preciso ter conhecimento técnico avançado.

Por isso, a forma mais fácil de colocar dados estruturados em WordPress é com o uso de plugins. Isso porque pode customizar a sua aplicação, sem ter que necessariamente ser um programador.

Melhores plugins de SEO gratuitos para WordPress

No repositório oficial da plataforma existem muitas opções disponíveis para marcações de Schema, mas vale destacar as cinco melhores – até à data desta publicação. São elas:

1. Schema – All in One Schema Rich Snippets: esse plugin é bastante popular porque oferece suporte de Schema para revisão, eventos, pessoas, produto, receita, aplicação de software, vídeo e artigo. Outra facilidade é que você pode configurar direto na tela de edição do post. Até a data desta publicação, já tinha mais de 100 mil instalações activas, e o utilizador pode escolher entre as versões free e premium.

2. Schema: Se procura um plugin que permite configurar quais os dados que serão exibidos para cada tipo de post, esse é uma ótima opção. De forma simples, o plugin Schema conta com configurações avançadas para marcar posts específicos que você não queira, meta box personalizada e para não duplicar dados.

3. Schema & Structured Data for WP & AMP: muito parecido com o plugin Schema (mencionado acima), mas destaca-se devido à integração com plugins de AMP.

4. Yoast SEO: também muito utilizado e de fácil entendimento, este plugin já adiciona a marcação das redes sociais, contatos corporativos, e logo para todos os sites.

5. WPSSO CORE: além de ser um plugin de Schema, possui suporte avançado para gráficos, cartão do Twitter, SEO rico, metatags e rich pin. É rápido e recolhe informações, títulos e descrições do seu conteúdo automaticamente.

Conheça as vantagens de colocar dados estruturados manualmente no WordPress

É verdade que a forma mais fácil de colocar dados estruturados no seu website é com a instalação de plugins, mas você sabia que há desvantagens ao automatizar o processo?
Por mais que os plugins sejam eficientes, eles nunca utilizarão todo o potencial dos dados estruturados e, muito menos, customizar o seu conteúdo. E, até hoje, ainda não existe um único plugin capaz de implementar perfeitamente cada dado estruturado de acordo com a customização que você precisa.
Mas para estruturar os dados manualmente é necessário ter conhecimento em programação, para que seja possível inserir em seu HTML. Essa etapa do projeto de SEO pode ser feita utilizando as seguintes instruções:

1. No seu admin do wordpress, acesse admin > Apresentação > Editor de temas
2. Procure pelo ficheiro PHP com o nome de “Cabeçalho do tema (header.php)”
3. Coloque os dados estruturados já definidos para o objetivo do website, dentro da função <head>. Atualize a sua página para guardar e já está!

Teste aqui os dados estruturados em seu site

Não deixe de conferir se a sintaxe do seu site está devidamente de acordo com a indicada pelo Google. Para testar, basta colocar o código no campo indicado e verificar o resultado.

O que são dados estruturados?

Imagine entrar em uma biblioteca e perceber que de um lado os livros estão organizados por categorias e ordem alfabética e do outro estão amontoados em cima de uma mesa. Por onde começaria a procurar por um livro? Sem dúvida seria o lado mais organizado, certo?
Os algoritmos de um website devem seguir o mesmo padrão: estruturar dados em linhas de códigos, que enviam sinais de organização para o Google. E é exatamente pelo meio do conjunto de dados armazenados que o Google procura todas as informações dos sites para construir os resultados de pesquisa.
Na prática, isso quer dizer que quanto mais organizados estiverem os dados do seu website, mais facilmente o Google consegue detectar e, consequentemente, exibir itens com recursos aprimorados – os Rich Snippets.

Por que colocar dados estruturados em seu website?

Na hora de fazer seu website, é evidente que se deve de ter em conta os robôs do Google, mas esse não deve ser o único motivo. Mais importante ainda são os utilizadores e a experiência que eles terão ao navegar na página.

Esses dois pilares, internautas e Google, são interligados pelos dados estruturados – também conhecidos como Schema.org.
Quando inserimos dados estruturados no nosso website, o mecanismo de pesquisa exibe recursos extras nos resultados, que são chamados de SERPS (Rich Snippets, Rich cards, carrosséis, caixas de conhecimento, etc.).
Vejamos o exemplo abaixo:

Como estruturar marcações de dados

O uso de dados estruturados em seu website não assegura uma boa posição no ranking de pesquisa. Muito pelo contrário! Caso utilize uma marcação de dados imprecisa, que não seja aplicável à sua página, o Google pode puni-lo e todo o seu trabalho terá sido em vão.
Por isso, antes de adicionar qualquer marcação de dado no seu website, é necessário identificar todos os possíveis tipos de dados estruturados e, em seguida, estruturá-los.

Conheça os principais tipos de dados estruturados

Artigo: deve ser usado para conteúdos em blogs, páginas de artigos desportivos e sites de notícias. Entre os recursos que ele pode ativar estão o carrossel de destaque, título e imagem destacada, por exemplo.

Breadcrumb: ajuda o utilizador a identificar em que posição do website a página do resultado está localizada.

Carrossel: esse recurso é muito usado em dispositivos móveis, pois oferece destaque maior para as páginas que são qualificadas para tal. Sites de receitas e notícias usam com maior frequência esse tipo de dados estruturados.

Contato corporativo: muito usado por empresas que querem mostrar suas informações no painel do Google.

Evento: destinado para quem tem um website de eventos ou venda de ingressos. Os resultados são interativos e exibem todas as informações.

Empresa local: muito parecido com o recurso “contato corporativo”, mas se destaca pois é exibido em card com uma amostra do mapa, horários de funcionamento, fotos e avaliações dos utilizadores.

Produto: muito utilizado por sites de e-commerce, para destacar as ofertas.

Receita: permite ao utilizador saber o tempo de preparo, ingredientes, rendimento e etc.

Saiba quais são os formatos de dados estruturados

O Google reconhece três formatos de dados estruturados (JSON-LD, Microdados e RDFa) e basicamente funciona da seguinte forma:

O Microdados usa o próprio código HTML para agrupar dados estruturados ao website.

O RDFa é praticamente igual ao microdados e adiciona atributos às tags HTML.

Já o JSON-LD é o formato mais recomendado pelo Google, pois faz o uso de JavaScript envolvida em tags, que deve ser colocada no código HTML do website, no corpo da página ou, até mesmo, no cabeçalho.

Quer partilhar alguma dica connosco ou mostrar como ficou o seu website? Comente aqui abaixo. 😊

Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEA do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT. – Disruptive Education por:

Catarina Carvalho
Diana Pereira
Pedro Durão
Renée Staudinger
Sara di Paolo

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