Actualmente muitas empresas perceberam que o Google é o seu melhor amigo. É por isso que é crucial ter tempo para desenvolver a sua relação com este poderoso motor de busca.É cada vez mais fundamental que os seus clientes o possam encontrar facilmente quando pesquisam online. Investir no melhor posicionamento do seu restaurante na pesquisa, é investir no aumento do número de clientes.Saiba com as nossas dicas, como a sua presença online pode conquistar novos clientes e sentá-los no seu restaurante. 1 – Criar uma estratégia O primeiro passo antes de utilizar qualquer plataforma ou ferramenta, é definir uma estratégia de como se distinguir da sua concorrência.Inicialmente, pense qual a área geográfica em que se pretende focar – onde se encontram os seus clientes – para que seja mais fácil pensar no que deverá consistir o seu conteúdo.Avalie quais as melhores plataformas para si, redes sociais e se quer ou não ter o seu próprio website.Faça alguma pesquisa, pelos termos que os seus clientes podem pesquisar, e veja:Qual a concorrência;O que estão a fazer e como pode fazer melhor;Os vários termos de pesquisa em que se irá focar (no caso de ter um website). Exemplos: “restaurantes em Odivelas”; “restaurantes mexicanos”, etc… 2 – Criar conta no Google My Business Esta ferramenta da Google permite ter um perfil gratuito da sua empresa para potenciar a interacção com os seu clientes.A grande vantagem é que irá aparecer nos restaurantes listados no Google ou no Maps, em pesquisas feitas perto de si.Pode colocar informação relevante – localização, serviços, contactos, horários, link para website – para ser vista nas pesquisas. Permite também que os seus clientes deixem reviews sobre o seu restaurante, o atendimento, deixando assim testemunhos e fotografias do seu espaço. Consegue interagir e responder a esses mesmos testemunhos. O que também pode causar uma boa impressão para quem pensa visitá-lo e ser um fator decisivo.Para destacar ainda mais a sua empresa esta ferramenta da Google dispõe da possibilidade de criar um site, gratuito e a partir de um template. 3 – Ter um website Pense no website como o seu espaço pessoal na internet, onde pode mostrar o melhor do seu restaurante e garantir uma boa experiência a quem procura por si.O site permite apresentar-lhe aos clientes os produtos e serviços que disponibiliza, como a apresentação do menu e do espaço, mas é importante seguir boas práticas.Certifique-se que é fácil navegar pelo seu site e encontrar rapidamente aquilo que se procura;Evite extensos blocos de texto – limite-se a informação relevante e apelativa, mas que contenha palavras-chave que melhor descrevam o seu restaurante e possam ser pesquisáveis;A escolha de fotos atraentes do espaço e da comida é importante, poderão despertar atenção e interesse do seu cliente;Apresentar o menu é um ponto a favor, pois dá a conhecer os pratos disponíveis e o tipo de cozinha praticada, para o cliente saber com o que contar;Disponibilize os seus contactos, morada e até, se for possível, uma forma de fazer a reserva de mesa online; torne este processo o mais simples possível para alcançar o seu principal objectivo – mais reservas;Permitir a avaliação dos clientes. Nos dias de hoje quem pesquisa restaurantes gosta de ver as avaliações e comentários de clientes. 4 – Ser mobile-friendly É importante que o seu website seja adaptado para mobile, o que significa que o seu conteúdo será apresentado de uma forma otimizada para pesquisas feitas através de dispositivos móveis.Isto porque não é igual visualizar um website num ecrã de um computador ou num telemóvel. Atualmente esta é a tendência do consumidor, aceder cada vez mais à internet a partir deste tipo de dispositivos. 5 – Pesquisa local – near me Há várias formas de destacar o seu restaurante nas pesquisas locais.Algumas como o Google My Business e ter um site mobile-friendly já foram referidas.Para além disso, deve certificar-se que os seus dados – nome, morada e telefone – são sempre exatamente iguais em todas as plataformas onde o seu restaurante é mencionado.Torne a sua localização proeminente, nas várias páginas do seu website, redes sociais, etc. Desta forma torna claro para o Google onde está baseado. 6 – Perfil em social media Criar uma conta nas redes sociais certas permite-lhe, tal como no site, partilhar informações sobre os produtos e serviços disponibilizados, o menu e fotografias do espaço.Estes perfis nas redes sociais possibilitam também ao cliente dar feedback do seu serviço prestado. A maior vantagem destas plataformas é a possibilidade de interação com o cliente através das mensagens e comentários.Apesar de não ter uma relação direta com a sua posição no Google, o tráfego que poderão gerar para o seu site é benéfico. 7 – Perfil em app de reviews Sendo uma empresa ligada ao canal HORECA é crucial ter o perfil nas plataformas de reviews como o Foursquare, Tripadvisor, Zomato, The Fork, e Misk.Estas aplicações permitem apresentar informações sobre o seu restaurante – mapa, menu, fotografias, opinião acerca do seu espaço e pesquisa/sugestão por localização.É cada mais vez frequente os consumidores optarem por este tipo de aplicações para pesquisa de espaços para refeições. Algumas destas aplicações permitem também acesso a descontos e realizar reserva de mesa nos restaurantes. 8 – Incentive os seus clientes a deixarem a sua opinião e sugestões. O Google avalia a interação das pessoas como um grau de integridade geral do site. Quanto mais pessoas falarem sobre o seu restaurante, maior será a probabilidade de o Google entender que o site é importante e relevante.Deve incentivar o seu cliente a fazer avaliação no seu site, no Facebook e no Google My Business.É importante também que responda aos comentários dos seus clientes, quer sejam positivos ou críticas. 9 – Aproveite os linksOutra forma de ajudar a destacar o seu restaurante no Google é através da partilha do link do seu site noutros sites da área, ou blogues.Pode vir de um blogger/influencer que visitou o seu restaurante e decide fazer um artigo, talvez uma revista de notícias online que também pode promover o seu restaurante ou até um líder de opinião, especialistas na área gastronómica, para escreverem artigos em blogs ou revistas online da área da hotelaria. Concluindo…Destacar o seu restaurante no Google, pode garantir reservas todos os dias, através da sua presença online.Os clientes devem encontrá-lo, e quando o fazem devem ser rapidamente conquistados, para os levar da pesquisa à marcação. A optimização para motores de pesquisa pode demorar algum tempo, portanto, quanto mais cedo começar mais resultados irá obter a longo prazo. Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEA do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT. – Disruptive Digital Education por:Ana Rodrigues Costa,Mafalda Araújo,Maria João Tomás,Raquel AbreuRubina LatifLeave a Reply Cancel ReplyYour email address will not be published.CommentName* Email* Website Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.