Neste artigo vamos explicar como optimizar um site e-commerce com dados estruturados. Este vídeo contém os passos essenciais para a introdução no tema. Porquê investir em dados estruturados?Com os ajuda dos dados estruturados a Google obtém a informação e conteúdo do site de maneira mais eficaz, conseguindo assim categorizar melhor esse conteúdo. É, portanto, cada vez mais comum que as empresas procurem essa ajuda para terem mais relevância nos motores de pesquisa. Aqui temos uma pequena mostra do impacto que a implementação dos dados estruturados tiveram nos resultados de pesquisa de diferentes websites.ZIPRECRUITER. Taxa de conversão 3x maior no Google do que em outros motores de busca.. Taxa de conversão orgânica no Google aumentou 4.5x.. 35% no aumento de tráfego não-publicitário mensal.EVENTBRITE. Teve um aumento de 100% crescimento típico de tráfego YOY a partir da pesquisa.JOBRAPIDO. Aumento de 115% no tráfego orgânico.. 270% de registo de novos utilizadores através de tráfego orgânico.. Diminuiu em 15% a taxa de rejeição.Concluindo, quando a informação destes websites se tornou mais clara e compreensível para o Google, a pesquisa transformou-se numa melhor experiência para o utilizador e, consequentemente, gerou mais tráfego.developers.google.com/search/case-studies/jobrapido-case-studydevelopers.google.com/search/case-studies/ziprecruiter-case-studydevelopers.google.com/search/case-studies/eventbrite-case-study5 Rich snippets que o vão ajudar na optimizaçãoQuando fazemos uma pesquisa, o Google exibe um resumo da página, composto pelo título do site, URL e descrição (meta descrição). O exemplo abaixo mostra um snippet, cujo objectivo é comunicar ao utilizador a informação que irá encontrar no site. Em 2009, o Google introduziu os rich snippets nos resultados de pesquisa que são marcações de dados estruturados no código HTML que ajudam os motores de busca a organizar e classificar a informação de forma optimizada. Permitem fornecer ao utilizador informação mais completa sobre o site ou produto, ajudando-o a escolher o melhor resultado para a sua pesquisa mesmo antes de clicar no link. Assim, resultado é uma melhor experiência para o utilizador.Estudos mostram que ter rich snippets pode aumentar o CTR em 667% e aumentar 20-40% o tráfego, quando comparados com links de produto sem rich snippets.Há 5 tipos de rich snippets que deve começar a usar desde já.1. Schema de produtoOs rich snippets envolvem o uso de código chamado Schema Markup ou Schema. No caso de schema de produto, o código mostra informação básica de produto.A informação pode ser apresentada das seguintes formas: O schema de produto deve apresentar informação relevante e actualizada como a cor, o tamanho, características ou qualquer outra informação que seja útil aos utilizadores.Existem vários tipos de schema de produto que podem ir desde a categoria a que o produto pertence até aos materiais de que é feito e à própria marca.Mais informações sobre os tipos de schema de produto Caso não seja especialista em programação, há uma ferramenta que o pode ajudar Assistente de Marcação de Dados Estruturados, que será abordada mais à frente.Sites como o Shopify têm apps e add-ons que o ajudam nesta tarefa. Veja aqui.2. Schema de Comentários e AvaliaçõesCerca de 90% dos consumidores lêem pelo menos uma crítica on-line antes de fazer uma compra. Portanto, além de ser útil adicionar comentários e avaliações às páginas de produto, também é uma forma de aumentar a confiança do comprador.Exemplo de rich snippet para a pesquisa de PlayStation 4: Esta página leva a uma página de avaliações mais detalhadas que poderão ajudar o consumidor na decisão de compra. Uma forma mais simples de Schema de comentários e avaliações é simplesmente avaliar o produto com estrelas. Este tipo de avaliação é o factor mais relevante no que diz respeito a avaliar um produto ou negócio de e-commerce.Mesmo que o seu produto não tenha uma taxa de avaliação muito elevada, o facto de ser apresentada nos resultados de pesquisa pode ser impulsionador para o SEO do seu site.Pode encontrar informação para adicionar código de Schema de comentários e avaliações aqui. O Assistente de Marcação de Dados Estruturados do Google é novamente uma boa alternativa para quem não é especialista em código.Se estiver a usar o Shopify ou um serviço similar, pode classificar um produto com estrelas com algumas apps como o Rating Widget Muitas destas apps fazem integração do recurso de rich snippet do Google para que a classificação apareça nos resultados, portanto, deve certificar-se de que têm esta funcionalidade.3. Schema de PreçoA seguir aos comentários e avaliações de produtos, o preço é o próximo grande fator de decisão na compra. É importante para o utilizador poder comparar produtos e a marcação de schema para preços permite colocar essa informação em destaque nos resultados de pesquisa.Na pesquisa de produto abaixo, surgem produtos que estão ser comparados, o que ajuda o consumidor a tomar melhores decisões e mais rápidas. Se alguém procura um produto com base apenas no preço, poderá excluir logo os que estão fora do intervalo de preços que está disposto a pagar. Podem ainda ser incluídos descontos nos preços em listas de produtos com imagens. Esta informação pode ser útil para alguém que esteja a comprar com base no preço, ainda que o produto não tenha nenhuma avaliação com estrelas. Com o Assistente de Marcação de Dados Estruturados é possível destacar o preço na página, selecionando “Oferta” e depois “Preço”.4. Schema de Disponibilidade de ProdutoEsta informação deve ser incluída para que o consumidor veja logo se existe ou não stock do produto. Se alguém sai da página porque o produto está indisponível, é bem provável que nunca mais volte. É possível resolver este problema alertando os consumidores sobre a disponibilidade do seu produto antes de clicarem.Exemplo de schema de Disponibilidade de Produto: A marcação schema para Disponibilidade pode ser encontrada aqui.Ao contrário dos outros Schema já abordados, para este é necessário usar a informação do código do schema.org e adicioná-lo manualmente. No entanto, valerá a pena o esforço se quer ter um bom ranking e vender os seus produtos ou se, por outro lado, tiver altas taxas de rejeição ou os produtos se vendem rapidamente. Caso não saiba programar, contrate alguém que o faça por si.5. Schema de VídeoSe fizer sentido para o seu produto, o vídeo é uma excelente ferramenta de marketing para sites de e-commerce. Tomemos como exemplo um vídeo para um produto anti-ressono: Estes snippets de vídeo também estão na página inicial do site e-commerce como vídeos de explicação: Vídeos explicativos e vídeos de produtos ajudam a criar engagement ao explicar as especificidades do produto, retendo a atenção e ajudando os consumidores a se ligarem à marca.Tal como o schema de Disponibilidade, o schema de Vídeo também é um pouco mais complexo de incluir.Pode encontrar o código aqui, mas infelizmente, não é uma opção no Assistente de Marcação de Dados Estruturados do Google.Assistente de marcação para dados estruturadosO Assistente de marcação para dados estruturados ajuda a implementar o Shema.org no seu site, onde pode destacar elementos e facilmente obter o código que precisa. Demora menos de 10 minutos a marcar uma página.Comece por selecionar o tipo de “Produto”, colocar a URL da página do produto e o assistente o guiará pelo restante do processo.Depois de preencher todos os campos relevantes, deve clicar em “Criar HTML.” No fim, é só colar o código criado no seu site.Clique no vídeopara ver como é simples utilizar esta ferramenta. Rich SnippetsOs rich snippets têm uma extrema relevância quando se pretende criar estratégias para otimizar um site. Estes acrescentam informação extra aos snippets e fazem com que um site se destaque quando o assunto é pesquisado no motor de busca. Essa informação adicionada pode ser produzida em vários conteúdos para diversos temas.Rich Snippets no WordPressNo caso de ter um site WordPress, esta ferramenta é muito útil, principalmente se o seu conteúdo for direcionado para produto. Para se conseguir usar esta ferramenta tão relevante num site wordpress, é necessária a instalação de um plug-in com capacidade para introduzir as informações adicionais, e desta forma ter mais relevância para a Google. Para um site de produto, existem vários plug-ins que podem ser utilizados. O mais conhecido, e considerado por muitos especialistas da área, como o melhor é o WP Review Pro (existe uma versão grátis, que pode facilitar muito numa fase inicial). Este plug-in é considerado muito bom, por ser rápido com uma vasta variedade de personalizações, por ser compatível com versões avançadas e não entra em conflito com outros plug-ins. Este é um plug-in muito completo e é suportado por vários dados, não apenas de produtos e tudo o que daqui deriva, mas também receitas, séries e aplicações de software. A configuração deste plugn-in não é difícil, mas requer alguns pontos importantes para que nada fique mal codificado e o resultado final seja o esperado. Neste site, o autor do artigo Tom Dupuis explica passo a passo como configurar este plug-in e todos os detalhes a ter em conta nesta fase.Teste os dados estruturadosDepois da configuração do plug-in ou dos vários Schemas, é necessário testar, para que se consiga perceber se está a gerar o objectivo que pretendemos: optimização. Para que seja comprovado, é necessário aceder ao site de Ferramenta de teste de dados estruturados da Google para garantirmos que os rich snippets estão a funcionar correctamente. Veja as checklists e confirme se está tudo bem. Caso encontre erros, expanda a caixa para conseguir ver que erros são e a que se destina, para que possa corrigir. No entanto, a formação adicionada nos snippets podem demorar a serem visíveis às “aranhas” do Google, por isso é normal que o site demore algum tempo a ficar optimizado e a aparecer em posições superiores nas pesquisas. Apesar do teste ser igual para todos os rich snippets, as configurações podem variar um pouco consoante o plug-in instalado. Neste artigo, a explicação recai sobre um dos plug-ins mais utilizados e qualificados pelos especialistas. No entanto, é importante referir que existem mais opções para o tratamento de dados, e consequentemente optimização de um site. Plugn-in All in One Shena, é um dos exemplos, no entanto é considerado lento e com poucas configurações. No vídeo abaixo estão exemplos de lojas on-line em que os dados estruturados apresentam erros ou avisos de melhoria. Portanto, se quer aumentar as visitas ao seu site e aumentar as conversões deve começar já a incluir dados estruturados!Visão geral de Dados EstruturadosComo o próprio nome indica referem-se aos dados estruturais de uma página ou também conhecidos como esquemas de marcação em formato padronizado. É portanto toda a estrutura que compõe a página de um site. Ou seja, quanto mais ‘organizada’ estiver essa página, melhor é o contacto do utilizador com ele e não só. Este formato padronizado permite que o Google possa coletar informações e colocar os sites nos rankings do SERP (Search Engine Results Page). Os dados estruturados são assim muito importantes em qualquer site, principalmente se estivermos a falar de um site e-commerce, que tem como principal objectivo a conversão. Uma má estrutura pode pôr em causa o objectivo final do mesmo.Os dados estruturados podem ser usados de várias formas diferentes, mas este artigo está focado apenas nas mudanças relevantes para melhorar a optimização de um site e-commerce. Todas as ferramentas apresentadas, como foi explicado, podem ser utilizadas e trabalhadas a fim de conseguirmos que o nosso site tenha uma melhor posição nas pesquisas. Assim, quando falamos de dados estruturados, estamos a referir-nos à implementação de um código, com o fim de fornecer ao utilizador algum tipo de informação adicional, resultando de uma melhor experiência para o consumidor.O que é Schema.org?Dificilmente falamos de dados estruturados sem nos referirmos a shema.org. Isto porque este é um vocabulário utilizado para a marcação dos dados estruturais, usando várias codificações, como RDFa, JSON-LD, entre outras. Sherma.org é uma das formas mais usadas pelos especialistas da área, uma vez que além de ter uma grande variedade de codificações, tem ainda a vantagem de ser gratuita. Isto faz com que sherma.org seja o vocabulário mais usado do Google.Este artigo foi escrito no âmbito do módulo de SEO-SEA do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT. – Disruptive Digital Education por:Ana Pires Patrícia BentoSara FerreiraThammy PersegoOne Response João Silva Fevereiro 24, 2020 Adorei o artigo ResponderLeave a Reply Cancel ReplyYour email address will not be published.CommentName* Email* Website Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.