Estratégias SEO para 2018Esteja um passo à frente no mundo digitalSe tem uma empresa, ou pretende abrir uma no próximo ano, ou é apenas um tipo curioso que se interessa por SEO, então este artigo é para si: iremos ajudá-lo a ‘entrar com o pé direito’ em 2018.Se pensarmos em planeamento estratégico digital, pensamos em: como maximizar resultados; como ter utilidade; como criar interatividade; como verificar a velocidade da página, entre outros. A experiência ao utilizador é fundamental nesse processo.Passando à questão principal, o presente artigo tem como conteúdo as principais Estratégias de SEO que a sua empresa deve adotar para 2018. Tendo como principal objetivo estas estratégias, pesquisamos vários sites especializados, entre portugueses e estrangeiros. Eis que encontrámos as mesmas tendências referenciadas ao longo da pesquisa e que são relevantes a ter em conta para o ano que se avizinha. Portanto, escolhemos quatro principais, que apontam para o sucesso de um planeamento de SEO.A partir das tendências apontadas, daremos algumas sugestões de estratégias para cada uma. A seguir, listamos os sites que nos serviram de base para tal pesquisa:Marketing LandUzu-MediaSM Web.esLZG MktCoach DigitalSearch Engine WatchSocialnomicsMarketinetMyTaskerScott VerseoSEO HackerKotton GrammerBack linkFrederico LopesOregon Web SolutionsZelus AssessoriaSebastienSearch Engine LandSearch Engine Journal As 4 grandes tendências identificadas são: Procura por voz (Voice Search)A forma como as pessoas pesquisam a informação online está a mudar. As pesquisas de voz do Google aumentaram mais de 35 vezes desde 2008. Em 2020 pelo menos, metade das pesquisas online será realizada através de pesquisas de voz.Segundo a Google as pesquisas por voz em smatphone já representam 20% do total de pesquisas. Este número tende a ser muito superior quando se tem em consideração os assistentes pessoais de voz como o Echo da Amazon (também conhecido como Alexa), o Google Home, Siri ou Cortana que são ferramentas unicamente baseadas no reconhecimento de voz.O crescimento exponencial na pesquisa por voz pode ser atribuído a vários fatores. A precisão do reconhecimento de voz aumentou em 92% assim como os resultados. A pesquisa de voz é capaz de interpretar e responder a: Consultas e Correções Ortográficas; Ao que foi procurado anteriormente; Contexto com base na localização; Contexto baseado na aplicação; Contexto do que se vê no ecrã e Contexto sobre o utilizador. Deste modo, os consumidores começam a considerar mais fácil pesquisar utilizando pesquisas de voz face a escrever questões.Por tudo isto a tradicional procura de informações por digitação tende desta forma a diminuir, isto significa que os profissionais de SEO precisam de adaptar as suas estratégias e começar a pensar os conteúdos de uma forma diferente, e como podem optimiza-los à pesquisa por voz, que traz consigo uma riqueza de novos dados sobre intenções, hábitos e preferências dos utilizadores.Algumas estratégias que podem ser adoptadas são:Construir o conteúdo usando palavras-chaves longas – A utilização da pesquisa por voz é muitas vezes associada a momentos em que procuramos informação específica, deste modo respostas rápidas, imediatas e que incluam linguagem natural são fundamentais. O uso de palavras-chave longas torna o conteúdo mais conversacional, tornando-se assim mais relevante para o seu público-alvo.Fazer foco no mercado local – Um grande número de pessoas que pesquisam regularmente, consultam sobre empresas locais. O crescimento nas consultas locais de pesquisa de voz exige que, as empresas respondam a questões de pesquisa especificas como por exemplo horários, contactos, distâncias ou algo que façam que as diferencie da concorrência. O registo e atualização de dados no Google My Business e Bing Places for Business é fundamental e pode em muitos casos ser uma vantagem face à concorrência.Conteúdo “responsivo” é essencial – A pesquisa por voz é essencialmente feita através de dispositivos móveis, como tal é fundamental optimizar o conteúdo para mobile e conseguir transmiti-lo de forma simples, fácil de ler e com soluções diretas. É ainda fundamental garantir que o site seja rápido, os consumidores que usam a pesquisa por voz normalmente estão em movimento e exigem respostas rápidas. Ferramentas como o Page speed insights do Google ou o mobile friendly test podem garantir-lhe insights fundamentais.Inclua uma pergunta e uma resposta ao seu conteúdo – A maioria das pesquisas por voz são baseadas em perguntas, como tal o Google vai devolver um resultado que tenha a pergunta e a respectiva resposta. Perguntas para “Quem”, “O que”, “Onde”, “Quando”, “Porquê” e “Como” são muito comuns, para responder a essas consultas, construa por exemplo uma página de FAQ.A pesquisa de voz está claramente em ascensão, temos que parar de pensar apenas em consultas baseadas em texto e passar a optimizar as pesquisas por voz, claramente o futuro é conversacional. 2. Experiência do utilizadorO que já era uma realidade continua como tendência de SEO para 2018. A experiência do utilizador é cada vez mais importante para este processo. O site deve carregar rapidamente, os fragmentos devem estar salientados, assim como a criação de conteúdos e formatos de resposta, pois uma boa experiência permite o aumento do número de visitas. Isso tudo resulta numa maior interação com o utilizador.A velocidade do site pode ser considerada a estratégia principal para proporcionar uma boa experiência para o utilizador. Hoje em dia, o Google espera que os sites carreguem em menos de três segundos. Portanto, a construção do site e sua estrutura de navegação precisam ser feitas de forma que essa velocidade de carregamento não seja comprometida. Outra estratégia muito importante é o conteúdo. Este precisa ser de extrema relevância e deve ser cada vez mais interativo com o utilizador. O uso de vídeos pode ser uma boa saída para que o conteúdo fique mais interessante. Fotos também são um bom recurso, principalmente porque podem ser partilhadas, o que aumenta o grau de relevância do site. Além disso, é preciso ter certeza de que o seu conteúdo é relevante e compreensível. Use ferramentas que analisam as palavras e o uso delas pelos sites que podem ser seus competidores.A experiência do utilizador não passa somente pelo site, mas também por todos os devices, principalmente o mobile. Experiências personalizadas provocam maior engajamento da audiência. Índice móvelSerá provavelmente o ano pioneiro em que a Google tenta implementar o seu primeiro índice móvel. Visto os utilizadores procurarem informações quando estão em movimento, a estratégia SEO deve continuar sempre pela facilidade na experiência da pesquisa.Quando pretende fazer uma compra, o que faz? Dirige-se a uma loja física? Provavelmente fará uma pesquisa na internet antes de tudo. Cada vez mais, as pessoas são adeptas da facilidade e da rapidez, devido ao avanço da tecnologia, mas também simplesmente pelo seu dia-a-dia atarefado e em correria. Os smartphones e os tablets ganham de ano para ano mais território pela facilidade no acesso à internet em qualquer localização.Desta forma, as empresas devem investir em sites “responsivos” e mobile first com recursos intuitivos; e conteúdos flexíveis e adaptados para mobile.A estratégia SEO deve sempre continuar pela facilidade na experiência da pesquisa e interação do utilizador. Link buildingDesde 2016, o Google trabalha em fragmentos de destaque e respostas rápidas, de forma a garantir uma maior satisfação ao utilizador. Deste modo, o fragmento é retirado do site em forma de uma resposta resumida do site, possibilitando que os utilizadores não tenham que abrir o link. A seguir, listamos algumas sugestões de estratégias de Link Building. Redes Sociais: sempre que colocar conteúdo no seu site, sejam artigos, promoções, novidades, partilhe nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo. Lembre-se de criar conteúdo de valor para que leve o utilizador a clicar no link. O importante desta estratégia é a construção de uma audiência e levar utilizadores ao site, pois o Google vê isso com bons olhos.Concorrência: é preciso analisá-la. Faça uma lista das páginas que estão a gerar mais tráfego e analise os seus backlinks, utilizando alguma ferramenta específica. Crie um lista de sites com relevância, de forma que possa relacionar o seu site a esses sites. Analise o conteúdo dos sites relevantes e inspire-se e escreva conteúdo de maior detalhe e qualidade. Sustente-o com imagens de alta qualidade e uma aparência clean e profissional, que tornarão o seu site mais atraente.Influenciadores digitais: faça parcerias com os melhores influenciadores digitais que se enquadram com a sua empresa. Eles poderão mencioná-lo nas suas plataformas, o que trará mais público e visibilidade ao que pretende realçar.Parcerias: comente artigos de sites e tente uma ‘parceria’. Isto é, ao comentar o site está a contribuir para a sua notoriedade e popularidade.Links de qualidade: mencione concorrentes relevantes e as suas atividades, contextualizando com aquilo que quiser destacar. Por exemplo, sempre que escrever um artigo no seu site, cite um link de um artigo de um site concorrente, que aborde o mesmo tema.Novidades: publicar artigos acerca das últimas novidades é uma boa estratégia para obter links. Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEA do curso de Digital Marketing & Strategy da Edit. – Disruptive Digital Education por: Cátia Bem – Fernanda Maron – Patricia Pepe – Tiago Lourenço 2 Responses Frederico Lopes Novembro 16, 2017 Muito bom artigo. Parabéns! Responder Genisson Pinheiro Novembro 18, 2017 Muito bom, gostei bastante do conteúdo, agora já vou estar preparado para o ano que segue! Sucesso. ResponderLeave a Reply Cancel ReplyYour email address will not be published.CommentName* Email* Website Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Genisson Pinheiro Novembro 18, 2017 Muito bom, gostei bastante do conteúdo, agora já vou estar preparado para o ano que segue! Sucesso. Responder