“Site sem SEO Mobile?” O Gordon Ramsay pode salvar o seu restaurante!

 

Gordon Ramsay yelling what took you so long

 

 

• Contexto Mobile First

• Como a optimização mobile beneficia as indústrias

• Principais técnicas SEO para Mobile aplicadas à restauração

Contexto Mobile First

Ao ano de 2018, a grande fatia de consumo de informação é feita via mobile.
Conseguimos reter dados como:

  • 92% do revenue de publicidade do Facebook é via mobile.
  • Em Portugal, 73% da população acede à internet através de um telemóvel.
  • 150 é o número de vezes que uma pessoa olha para o ecrã do seu smartphone por dia. São em média 2 horas e 42 minutos reservados para o aparelho.

Gordon Ramsay saying i did not expect this

As vendas de computadores (laptop e desktop) decrescem ano após ano, enquanto, simultaneamente, as vendas de dispositivos móveis continuam a aumentar.

Tente lembrar-se da última vez que utilizou o computador para aceder à sua caixa de email… Excluindo aquela vez em que o telemóvel estava sem bateria.
Agora pense, quantas vezes, aplicações como o Google Maps ou o Waze o ajudaram a chegar a um destino? Ou ainda: quantas vezes trocou um post-it por um lembrete no calendário digital ou por um app de notas? Onde faz habitualmente a lista de compras?

 

Assim surge o paradigma do Mobile First: termo que começou a ganhar popularidade depois de grandes empresas como a Microsoft, Facebook e Twitter o começarem a usar.

A previsão do aumento de vendas de dispositivos móveis no futuro, leva-nos a acreditar que serão o principal formato de consumo de informação.

Actualmente existe excesso de informação nos sites, influenciando o desempenho quando consultados pelos potenciais clientes.
Relativamente ao consumo de informação em dispositivos móveis (ecrãs menores), é necessário fazer uma optimização da informação essencial, procurando melhorar a experiência do utilizador com rapidez e eficiência.

Passamos então de uma Era Digital, para um Era Mobile, e começamos a explorar conceitos como Mobile Marketing, cuja definição diz respeito ao conjunto de práticas que permitem às organizações comunicar com apenas uma pessoa de cada vez, via dispositivo móvel.

A comunicação em Mobile assenta essencialmente em quatro pilares: necessidades, dispositivos, meio e informação.
É essencial perceber as necessidade dos utilizadores, que cada vez mais consomem informação através de diversos dispositivos Mobile que vão para além do telemóvel (smartphone, tablet, smartwatch, por exemplo).

Num meio onde tudo está ligado à rede: Internet of everything, e até uma lâmpada ou um frigorífico, objectos tipicamente tradicionais, podem hoje ser meios digitais com uma ligação à internet e comandados remotamente.

Que benefícios traz SEO mobile first às indústrias?

A maioria dos benefícios de seo mobile first são transversais a qualquer indústria, desde os ganhos na brand awareness à facilidade de acesso dos serviços. A adesão dos utilizadores à pesquisa mobile está a aumentar e não mostra sinais de abrandar num futuro próximo. Antes pelo contrário, cada vez mais pessoas têm acesso a mobile devices valorizando mais a facilidade de pesquisa e aquisição que o seo mobile oferece.

Para o e-commerce, que tem vindo a experienciar um aumento de compras por mobile nos últimos anos, as técnicas de seo facilitam a conversão de utilizadores em consumidores, são chave.

No mundo de media e entretenimento, cada vez mais os utilizadores consomem notícias e conteúdos via mobile e via apps nativas por questões práticas (Netflix, Spotify, Youtube, etc).

As indústrias de prestação de serviços e hospitalidade; saúde, restauração, hotelaria – ao optimizarem os seus websites para mobile e ao melhorar o seu SEO vão estar também a facilitar o acesso de potenciais clientes aos seus serviços. Opções como a click to call ou quaisquer ferramentas que facilitem o contacto com a empresa são essenciais para tirar o máximo partido da optimização mobile-first.

Para observar estas optimizações em acção, iremos usar como exemplo a restauração, uma vez que é a indústria com maior volume de pesquisas.

De modo a que exista uma forte presença na primeira página dos resultados devolvidos pelo motor de busca para pesquisas por produtos, serviços ou soluções, ter uma plataforma “responsive” é fundamental.

 

O mobile first transforma-se num factor determinante para o processo de avaliação e de atribuição dos melhores lugares para os motores de busca.

 

Principais técnicas SEO para Mobile aplicadas à restauração

1.“Google My Business”

É importante que os restaurantes utilizem a ferramenta do Google, o Google My Business, de forma a fornecerem informações completas sobre o seu negócio, permitindo aos consumidores interagirem com o restaurante através da sua pesquisa no Google.

• Horário
• Click-to-call: 70% dos utilizadores que utilizam o Google, utilizam o click-to-call
• Google Maps
• Possibilidade de fazer Reservas
• Apresentação do menu
• Fotos do menu de outros consumidores: Cada vez mais os restaurantes são avaliados através de opiniões e de fotografias de outros clientes. É essencial que os clientes produzam conteúdos.

 

2. Site https

De forma a garantir a segurança de um site, uma das primeiras técnicas que devemos ter como referência é alterar o nosso site de http para https.

3. Palavras-chave de cauda longa

As palavras-chave de cauda longa representam uma pesquisa mais personalizada.
Desta forma, as pesquisas são mais específicas não sendo utilizados termos muito genéricos.

4. A Navegação deverá ser Mobile Friendly

 

Os utilizadores do site têm que ter a capacidade de conseguir ver rapidamente todas as opções de navegação do menu.Tendo em conta que o espaço do ecrã em mobile é muito limitado, o ideal seria utilizar o “hamburger menu”, caso seja necessário adicionar várias secções.

 

5. Conteúdo de alta qualidade

O conteúdo de alta qualidade deverá ser um conteúdo relevante para a pesquisa do cliente, prático, objectivo e intuitivo. Um conteúdo de qualidade responde às necessidades das pessoas que, por sua vez, partilham e citam os conteúdos apresentados.

Quanto mais um conteúdo for citado e partilhado, o seu índice que qualidade no Google irá aumentar.

6. Pesquisa por voz

 

Face à tendência de aumento de pesquisa por voz, é muito mais fácil falar do que escrever no smartphone.
A Google lançou o algoritmo – Hummingbird, que mudou a relevância de resultados que até aqui eram apresentados de acordo o significado das palavras-chave e passaram a ser interpretados pela intenção e contexto em que a pesquisa se realiza.
Em suma, a semântica do conteúdo passa a ter maior relevância.

 

 

 

 

7. Presença forte nas Redes Sociais

A Google não beneficia em ranking de SEO um site com boa relevância nas redes sociais, no entanto, existem 4 exemplos em como podem beneficiar um site de uma empresa, tais como:
Condução de tráfego: muitos utilizadores chegam ao site através das mesmas;
Interação com o público: permite responder a questões, gerar comentários, que utilizadores convidem mais amigos utilizadores.
Branding: estratégia de humanizar a marca e de a colocar entre o público como se fosse mais um dos contactos do potencial consumidor.
Mobile: aumentar tráfego do site face à forte utilização das redes em smartphones.

 

8. Presença em diversos motores de pesquisa 

O Google é o motor de pesquisa mais utilizado, mas é recomendável estar presente em diversos motores de pesquisa.

Diferentes pessoas utilizam diferentes motores de pesquisa, como por exemplo o Bing, Yahoo e Baidu.

 

 

9. Experiência do Utilizador

A experiência do utilizador é o novo SEO e é uma tendência importante no marketing digital.
A partilha de conteúdos do potencial cliente é uma parte importante no algoritmo do Google.

Quando falamos em proporcionar a melhor experiência ao utilizador no mobile e, no caso particular dos restaurantes, referimo-nos à necessidade do utilizador em encontrar de forma simples e rápida aquilo que os restaurantes têm para oferecer.

 

10. Accelerated Mobile Pages (AMP)

As AMP pages são páginas mobile que carregam de forma mais acelerada e são criadas com um HTML otimizado. Aparecem com o objetivo de tornar a ligação entre quem publica o conteúdo e quem o consome, focando-se na experiência do utilizador e na respetiva rapidez do acesso à informação.

 

 

Resumindo, estamos no final de 2018 e a Google já está a dar prioridade a quem tem a sua optimização mobile em ordem. Num mundo cada vez mais conectado, fazer esta optimização é incontornável.
Não é motivo para preocupação, seguindo as nossas dicas facilmente terá o SEO do seu site otimizado para mobile.

 

Notou melhorias ou já teve feedback dos seus clientes?

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Este artigo foi escrito no ambito do módulo de SEA-SEO do curso de Digital Marketing & Strategy da Edit. – Disruptive Digital Education, por:
Filipa Teixeira
Beatriz Marques
Luísa Cativo
Pedro Sousa
Rita Boleixa

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