Hoje em dia já toda a gente lhe disse que a sua empresa tem de estar online, na internet.

Não lhe vamos voltar a dizer que estamos na era Digital e que o seu negócio tem de estar online.

Vamos dizer-lhe os benefícios de algumas funcionalidades que estão disponíveis e como pode colocar em prática de uma forma simples e rápida!

  • Quando pretende comprar ou saber alguma coisa o que faz?
  • Onde procura primeiro?
  • Como procura? Internet, computador e pesquisa.

Estas são palavras soltas que respondem às questões em cima!

Os seu clientes fazem exactamente o mesmo, por isso vamos lá ver como podemos ajudar a colocar o seu negócio online.

E lembre-se, a internet não serve apenas para vender produtos ou serviços, mas também para vender a sua marca, mostrá-la a mais pessoas!

Para isso tem de comunicar onde os seus clientes estão a maior parte do tempo!

 

CARROSSELPACOTE LOCALSITES LINKSKNOWLEDGE PANELKNOWLEDGE CARDREVIEWREDES SOCIAIS E TWITTERIMAGENSVIDEOSSNIPPET FEATUREPEOPLE ALSO ASK

Carrossel

Apontado como um dos recursos mais cativantes da SERP, o carrossel (rich cards) aparece em consultas gerais apresentando diversas respostas. Ao clicar em uma das imagens você é direcionado ao site. Desta forma, você pode utilizar esta ferramenta e incluir um link para o seu site.

Como funciona:

Utilize uma palavra chave, que tenha ligação com o produto ou serviço da sua empresa. Analise esta mesma palavra para a concorrência, afinal é preciso estar antenado ao que o outro está fazendo.

Lembre-se que caso você não utilize esta ferramenta, quando pesquisado ele pode distrair o usuário do link do seu site clicando na imagem do concorrente, por isso é sempre importante estar ligado às inovações que podem melhorar a visualização da sua página.

Geralmente os carrosséis são apresentados em dispositivos móveis e para determinados tipos de conteúdos.

Dicas para incluir o carrossel

  • Lembre-se que todos os itens da sua lista devem seguir o mesmo tipo, por exemplo: receita, calça jeans, comida.
  • O texto que fica visível para o usuário deve seguir sempre a mesma linha.

Existem duas maneiras para aplicação do Carrossel:

1- Página de resumos ou várias páginas com detalhes completos

2- Lista em uma única página

Pacote local

São marcadores de localização utilizados pelo google. Assim que um “consumidor” faz a busca do produto ou serviço no google, o mesmo trata de localizar e passar assim o endereço, telefone e classificações da empresa. Ele aparece sempre nas pesquisas que visam locais como por exemplo: restaurante em lisboa; escolas de formação entre outros. Caso você tenha uma empresa local deve adicioná-la ao google maps.

Como o pacote local pode influenciar a sua empresa?

A maioria das pessoas quando procura por uma empresa ou serviço, geralmente está buscando o  contato ou localização. Desta forma, se sua empresa estiver listada no pacote local os usuários podem acessar todas as informações de forma simples e rápida, o que gerará um fluxo maior de clientes.

Para manter o pacote local ativo você precisa utilizar de otimização, vamos as dicas:

  • otimizar conteúdo do site para pesquisa local: telefone, endereço, localização no google maps e horário de funcionamento são dados importantes na hora que o utilizador for buscar sua empresa.
  • colocar sua empresa nos diretórios locais: são sites na qual você pode fazer um cadastro da sua empresa, você coloca a categoria da sua empresa e já está valendo.
  • crie e otimize sua empresa para o site google negócios: este é uma ferramenta onde as empresas podem gerenciar de forma simples o seu desempenho na web. Você pode verificar e fazer edições da sua empresa, o que vai ajudar a se manter em destaque.
  • produza conteúdo local: ter um blog, patrocinar eventos locais são técnicas que contribuem para o desempenho da sua empresa nas pesquisas.

Passo a Passo

  • crie uma conta no Google e em seguida vá para a área do Google Maps e clique em “coloque sua empresa no google maps”.
  • preencha o formulário solicitado pelo google, informações sobre o local, horário de funcionamento e também o carregamento de algumas imagens.
  • para finalizar o google enviará um password para você validar a sua conta e então é só usar.

Sites Links

São links dentro do próprio site que fazem com que o usuário encontre mais rapidamente aquilo que está a procura. Além de ser enriquecedor para a visualização, ele torna o processo ágil e prático resultando assim na satisfação do utilizador.

Exemplo: Neste caso usamos um exemplo da escola Edit. Os links estão dentro do site principal. Se percebe desta forma o fácil acesso as diversas áreas.

É importante lembrar que o google utiliza entre 3 a 8 links para os sitelinks do seu site. Infelizmente não sabemos como estes links são escolhidos. O processo feito pelo google engloba algumas questões para que os sitelinks funcionem:

  • o site deve ter um ranking estável – no caso da palavra-chave pesquisada.
  • o site deve ter no mínimo 2 anos para que o google possa fazer o algorítmo.
  • palavras chaves não pesquisadas não ajudam a fornecer os sitelinks.
  • os sitelinks aparecem apenas para as principais palavras chaves pesquisadas e não para todas as palavras chaves solicitadas.

Neste caso, o seu site deve ter um bom conteúdo e índice de alto clique em links dentro da página, sendo assim o google irá ranquear os principais que após aparecerão em forma de sitelinks.

Knowledge Panel

O que é o Knowledge Panel?  Pesquise por uma pessoa ou empresa, assim que pesquisar pelo nome o google vai devolver-lhe informação sobre a pessoa/empresa, vai aparecer-lhe do lado direito um resumo sobre a pessoa, com fotografia, nome, data de nascimento, etc. Estes dados são extraídos de diferentes fontes, humano-editado (como wikiData/Wikiédia), Índice da Google e/ou parcerias privadas.


Como é que o Knowledge Panel pode ajudar a aumentar a presença do seu negócio no mundo digital? Fácil!

O Knowledge Panel está focado nos utilizadores e proporciona-lhes informações directas rápida e facilmente. Isto beneficia não só os utilizadores, mas também é uma ótima ferramenta para as empresas.

Como marca, quando otimizar o Knowledge Panel para o seu negócio, o Google vai entender melhor o conteúdo do seu site.

Todos os resultados do knowledge Panel também são baseados em dados editados por outras pessoas e/ou resultados que fornecidos por parceiros.

Para isso é importante saber quais as palavras-chave afetadas pelos resultados de Knowledge Panel.

Como saber isso, pode ajudá-lo a priorizar as palavras-chave para o seu negócio, bem como entender como o Google armazena dados de entidade sobre o mundo.

Para isto só tem de dar um primeiro passo crie uma conta Google.

1º – Crie uma conta Google para o seu negócio

2º – Preencha a informação relativamente à sua empresa

3º Clique em “Local Business or Place”, o seu negócio tem uma morada e outros contactos, coloque-os online!

4º Otimizar o conteúdo do website. Lembre-se, está a falar com os seus clientes, são pessoas.

Coisas simples como colocar tags nas imagens que coloca no seu site, os conteúdos devem incluir algumas keywords pelas quais o seu negócio é procurado. Não é o único no mercado mas os consumidores (os seus clientes) utilizam mais ou menos as mesmas palavras para encontrar o que pretendem, por tanto aproveite-se disso!

Estas pequenas coisas fazem diferença para que aumente a probabilidade de aparecer na primeira página da pesquisa.

Escreva, não é preciso escrever todos os dias nem todas as semanas, mas quando escrever, escreva como se estivesse a falar com o seu cliente.

Clique aqui e comece Já!

Knowledge Card

Simples, é parte do indicado anteriormente, Knowledge Panel, contendo as informações semânticas adicionais.

Uma vez mais devemos beneficiar do uso das palavras-chave.

Normalmente aparecem logo por baixo da barra de pesquisa.

 

Review

O review é uma avaliação/classificação dada pelos utilizadores apoiada em comentários e classificações.Normalmente aplicação a produtos, receitas, estabelecimentos comerciais, etc.

O objectivo desta funcionalidade é obter um maior CTR*.

*Click to Rate

Esta funcionalidade é extremamente importante se tiver um estabelecimento comercial como um café, bar ou restaurante. Cada vez mais os utilizadores mesmo que recomendados por um amigo procuram na internet os comentários e avaliações dadas pelos amigos ou familiares.

Lembre-se não basta estar, deverá agradecer os comentários e classificações que recebe, assim como deve responder quando os mesmo não são os melhores, é uma excelente forma de perceber onde melhorar e/ ou de dar uma boa razão para o cliente insatisfeito voltar e mudar a avaliação dada anteriormente.

O Google My Business, é o primeiro passo para a sua empresa estar online!

Para saber o passo a passo do google business:

https://www.youtube.com/watch?v=2hcw5Ji77h0

 

Redes Socias e Twitter

Use a marcação no seu site oficial para adicionar suas informações de perfil de redes sociais a um Painel de informações do Google. Os Painéis de informações exibem com destaque as informações desses perfis em alguns resultados da Pesquisa Google.

Alguns anos atrás, o Google e o Twitter anunciaram uma parceria, e desde então, a engenharia de busca começou a incluir todos os tweets e mostrar em seus resultados de forma mais otimizada. Você pode ver o “featured block” nas mensagens mais recentes e relevantes. Ou seja, é importante que uma pequena empresa tenha um bom perfil no Twitter para melhorar sua busca orgânica. Tudo que você precisa fazer é postar frequentemente com um bom conteúdo, onde as pessoas possam interagir com suas postagens, retwittar, e marcar suas hashtags relevantes. Esta é uma grande oportunidade de integração do público com a marca.

Imagens

Muitos sites esquecem de otimizar as imagens do conteúdo. Fazem tudo corretamente nas demais partes do SEO porém deixam a imagem de lado sem posicionar elas.

As imagens são fundamentais para ilustrar o conteúdo que estamos trabalhando e até mesmo para dar uma quebra no texto, dando um momento de descanso para o leitor tomar um fôlego e seguir a leitura.

Para otimizar imagens é muito simples: basta salvar a imagem com a palavra-chave que você está trabalhando no artigo ou conteúdo do site e pronto, ela será indexada no Google. Use nome de arquivos relevantes com seu tema, sua URL, seu negócio, etc.

Exemplo: English-bulldog-bath.jpeg

Videos

Como sabemos, o Google é proprietário do YouTube, ou seja, a probabilidade de encontrar vídeos em destaque na SERP aumenta. Os vídeos aparecem em forma de miniatura, com títulos atraentes e informações de quando tempo foi publicado e a duração do vídeo.

A maior parte das pesquisas que exigem respostas em vídeos, são provenientes de perguntas de “COMO FAZER”.Pensando assim, é possível montar estratégias para que empresas de pequeno porte tenham uma oportunidade maior de divulgação. Por exemplo, uma empresa que fornece cursos de confeitaria pode utilizar a serp feature de vídeo para responder a pesquisa do utilizador e ao final, apresentar seu curso.

Lembrando que os vídeos selecionados a nível de serp feature são aqueles em que o conteúdo atende à pesquisa do utilizador da melhor forma.

Para otimizar seu site com essa ferramenta é necessário que haja uma otimização de diversos fatores para que seu vídeo chegue em destaque. Aqui, listamos os principais:

  •  Otimize seus vídeos. Forneça mais detalhes nos títulos, na descrição, hashtags e etc;
  •  Os títulos são as melhores maneiras de alcançar uma pesquisa. Utilize palavras-chave;
  •  Aumente o número de links que levam ao seu vídeo;
  •  Crie miniaturas atraentes, elas são o ponto chave para chamar atenção do utilizador;
  •  Otimize seu vídeo para que possa ser visualizado em formato de mobile device.

Snippet Feature
A Snippet feature trata-se de uma caixa com respostas diretas, em click zero, à pesquisa do utilizador. O Google só fornece essa resposta se considerar que é uma resposta concisa. Junto com a resposta, em o link do site que possui o conteúdo.

As respostas na snippet feature são provenientes dos links que possuem maior rankeamento na página de pesquisa e fazem com que o mesmo possua um CTR maior. Mas, infelizmente, não existe um fator chave para levar sua resposta a uma snippet feature e nem todas as pesquisas possuem essa resposta em click zero. Porém existem teorias de otimizações que ajudam a atingir esse objetivo

Existem 3 tipos de apresentação de uma feature snippet, que são elas : em parágrafo, tabelas ou lista e cada uma requer uma otimização diferente.

  • Parágrafo

Para otimizar essa forma é preciso ter atenção ao número de palavras e caracteres do texto. Por tratar-se de uma resposta direta e concisa é muito importante que a resposta não seja nem muito grande nem muito curta ( a média do número de palavras varia entre 40-50).

  • Tabelas

A melhoria das tabelas vem de acordo com o número de itens comparados, ou seja, quantos mais linhas de itens, melhor.

  • Lista

Como na Snippet de parágrafo, é necessário ter muita atenção com a quantidade de palavras por item, em média, cada topping tem de 10-12 palavras. Porém quanto maior a quantidade de itens listados, melhor a informação para o utilizador e maior a chance de seu link aparecer na Serp feature.

Depois de saber as formas de como usar uma Snippet feature, vamos descobrir como otimizar sua página para que obtenha um feedback positivo, atingindo o objetivo que é ter seu link em click zero.

O primeiro passo é conferir se as palavras-chave estão bem rankeadas com as pesquisas e entender a necessidade do utilizador, se a pesquisa dele necessita de uma resposta em parágrafo, em tabela ou em lista.

Após decidido o formato, atualize o otimize o conteúdo. O Google Search Console pode ser um aliado nessas horas.

Lembrando que é o Google quem decide o Snnipet a ser publicado e quando, então nao surpreenda-se se for muito rápido ou muito demorado, dê importância à atualização do conteúdo e as otimizações que o feedback será positivo!

People Also Ask

Foi uma ferramenta criada pelo Google para que o utilizador não fique preso apenas à sua pesquisa da pergunta original. O Google estuda as perguntas mais frequentes sobre o assunto procurado e apresenta ao usuário afim de melhor sua experiência.

A principal maneira para tirar proveito dessa feature é pesquisar as palavras-chave principais de todas as perguntas relacionadas e adicionar as mesmas  ao seu site. Pois, assim, o google terá sua página como referência em pesquisa e seu site estará com mais links em pesquisas do Google.

O Google não ensina como adicionar uma pergunta à essa serp feature, porém, existem plataformas que oferecem serviços de métricas analíticas. Exemplo disso é o Google Analytics, onde o não existe nenhum custo para a pessoa ou empresa para utilizar.

Para ter acesso aos números é necessário que tenha o Google Analytics e o Webmasters tools conectadas. No menu principal do GA existe uma opção dentro da “Fonte de tráfego”chamada “consulta”, nela é possível conectar as duas ferramentas ( se o cadastro for feito com o mesmo email, as informações serão conectadas automaticamente.

Depois de sincronizados, basta ir no mesmo campo onde conectou o webmasters que terá opções como : palavras-chave, número de impressões, cliques, posição média e proporção de cliques por impressões ( CTR).

 

Coloque em prática as ferramentas do google e lembre-se, o que as pessoas procuram no google determina o que este irá apresentar.

 

Autores: Eduarda Lahm, Giselle Guimarães, Igor Pureza e Lígia Coelho.

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