Neste artigo irás encontrar um guia de SEO para Shopify que irá ajudar-te a melhorar a performance da tua loja online.A tua loja online criada em Shopify está em pleno funcionamento e queres perceber como ter mais visitantes? Sabes que o tráfego vindo de pesquisas orgânicas é importante, mas apenas não sabes por onde começar? Estás disposto a abdicar muito do teu tempo para otimizar o teu site? Então o SEO vai ser o teu melhor amigo!SEO significa Search Engine Optimisation (otimização de websites para motores de pesquisa). Por outras palavras, é um conjunto de técnicas de otimização do site para que o motor de pesquisa o considere como o melhor resultado de forma orgânica (gratuita, natural), quando pesquisadas determinadas palavras-chave.Mas atenção: fazer com que o teu site apareça nos resultados de pesquisas muito concorridas é uma tarefa difícil e pode demorar algum tempo. O SEO é uma medida de longo prazo. Se o que procuras são resultados rápidos, considera os anúncios pagos.Se já tens a tua loja criada em Shopify, este artigo vai ajudar-te a otimizá-la através de SEO. O guia criado inclui as bases necessárias para conseguires alcançar uma excelente posição que te permitirá aumentar o tráfego orgânico da tua loja.Este guia está dividido em 6 temas:Ferramentas Recomendadas para SEOOtimização da PáginaBacklinksConteúdoConstrução de ReputaçãoExperiência do Consumidor1. Ferramentas Recomendadas para SEO O primeiro passo é instalar algumas ferramentas que serão úteis:Google Analytics– é uma ferramenta de análise que permite monitorizar com eficiência a experiência do utilizador na sua loja e traçar estratégias consistentes para o seu negócio (Lê mais aqui).Google Webmaster Tools– possibilita a criação do mapa do site em xml (www.sualoja.com/sitemap.xml) e a procura de erros do tipo 404/500, conteúdo duplicado ou erro de crawling.Keyword Planner do Google – fornece informações sobre a frequência com que algumas palavras são pesquisadas e como essas pesquisas evoluem ao longo do tempo, permitindo dimensionar o volume de pesquisas de palavras-chave para identificar as principais a usar.2. Otimização da Página Seguem abaixo as principais regras de construção da página de forma a ter melhores resultados.Utiliza exclusivamente uma vez a tag H1 (cabeçalho 1) na página e as tags de cabeçalho devem estar por ordem hierárquica (H2, H3, H4).Os títulos das páginas devem ter menos de 70 caracteres de modo a ficarem completamente visíveis nos resultados.Os títulos devem incluir as keywords mais importantes.A meta description (texto abaixo do título da página nos resultados de pesquisa) deve ter abaixo de 150 caracteres e ser única por página.Inclui uma palavra-chave na URL da tua página.As imagens devem conter ALT tags (descrição de imagem que consiste em várias palavras, lidas quando a página é indexada) e nomes de arquivo descritivos.Evita underlines ( _ ) nas URLs e utilizar traços ( – ) com moderação.3. Backlinks Backlinks são links colocados estrategicamente no texto para levar o utilizador a outra página do site que tenha mais informação. O objetivo dos backlinks é gerar tráfego para o site.Deves criar uma estratégia de link building, utilizando diversos tipos de links:Entrada: links que vêm de outros sites para o nosso.Saída: links do nosso site que redirecionam para sites externos.Interno: links que redirecionam de uma página do nosso site para outra página.Analisa os backlinks e o SEO dos concorrentes: Utiliza ferramentas para perceber quais as páginas que estão a “linkar” a concorrência. Por exemplo, podes recorrer ao Open Link Profiler para te ajudar.Obtém links a partir da imprensa para expor a tua loja noutros sites.Configura redirecionadores: não elimines páginas indexadas no Google antes de as redirecionar para outra página.4. Conteúdo Produz conteúdo de alta qualidade regularmente: É importante que pesquises regularmente as palavras-chave e frases mais pesquisadas na fase anterior da compra do teu produto.Garante que cada página do teu site contém pelo menos 300 palavras de texto descritivo.Páginas informativas e posts de blog devem conter no mínimo 500 palavras.Evita conteúdo duplicado.Escreve descrições de produto únicas e originais. Não utilizes as descrições dos fabricantes.Inclui análises de produtos às tuas páginas de produto, como por exemplo reviews. Esta dica irá melhorar a tua posição nas pesquisas de palavras-chave long tail.5. Construção de Reputação Conecta a marca com outras plataformas como Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+.Cria perfis corporativos em sites de avaliações e em sites que consigas gerir a tua reputação, permitindo backlinks. Por exemplo: Amazon, Google Business, Yelp, FourSquare, TrustPilot e Epinions.6. Experiência do Consumidor Adapta a tua loja online para Mobile, permitindo ao utilizador uma fácil navegação.Assegura rapidez no upload da página, através da utilização do Google Page Speed Tools.Melhora a experiência no checkout para o utilizador, tornando-a rápida e conveniente. Cumpriste todos os pontos deste guia deste guia de SEO para shopify? Parabéns! És um profissional em SEO!Faz o download deste guia de SEO para Shopify para levares para onde quiseres!Sugestão: Se estás interessado em saber como melhorar ainda mais a tua loja online, então este artigo também é para ti.Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEA do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT. – Disruptive Digital Education por: Bárbara Tavares, Pedro Batalha, Sónia Jesus e Teresa MirandaLeave a Reply Cancel ReplyYour email address will not be published.CommentName* Email* Website Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.