Guia Oficial Google para Conteúdo de Qualidade + Checklist EDIT - Disruptive Digital Education Maio 30, 2020A Internet fornece uma vasta coleção de conteúdo online, sendo os motores de pesquisa uma ferramenta poderosa e imprescindível ao seu acesso. Em média, existem cerca de 3,5 mil milhões de pesquisas por dia (ver aqui), sendo que a Google – com o motor de pesquisa mais utilizado do mundo (ver aqui), considera um conjunto de critérios que determinam o posicionamento de determinado site numa pesquisa orgânica. Critérios para uma página de qualidade:O Propósito da páginaA qualidade e a quantidade do conteúdoO grau de especialização, autoridade e confiança Este artigo, baseado no Guia Geral Oficial de Qualidade mais recente da Google (veja aqui versão em português), fornece, em formato checklist, os tópicos mais importantes a considerar na criação de uma página de qualidade. Esta checklist considera os critérios de maior relevância para a criação e desenvolvimento de sites e de conteúdos de qualidade, segundo a Google. Verifica com a nossa checklist se o teu site ou a tua página estão alinhados com as prioridades da Google. A minha checklist para classificação de conteúdo de qualidade – O Propósito da Página A página tem um propósito claro? O propósito da página é atingido? O propósito da página visa beneficiar os utilizadores? Os anúncios do site (se tiver) são apropriados para o propósito? – A Qualidade e a quantidade de conteúdo da página A página ou website tem um conteúdo principal responde às necessidades do utilizador? A página tem conteúdo secundário útil e que ajuda na compreensão do conteúdo principal? O conteúdo fornece informações originais, relatórios, pesquisas ou análises? O conteúdo fornece uma descrição substancial e completa do tópico? O conteúdo fornece uma análise perspicaz e informação interessante que vai além do óbvio? Se o conteúdo se basear noutras fontes, evita copiar ou rescrever essas fontes, fornecendo um valor adicional e original? O conteúdo fornece um valor substancial quando comparado a outras páginas nos resultados de pesquisa? O conteúdo apresenta informações de caráter violento, perturbador ou ofensivo? O conteúdo apresenta uma quantidade excessiva de anúncios que distraem ou interferem com o conteúdo principal? Este é o tipo de conteúdo que poderias compartilhar ou recomendar a algum amigo? Esperas ver esse conteúdo a ser referenciado por uma revista, enciclopédia ou livro impresso? O conteúdo está “vivo” e em funcionamento (links funcionam e imagens carregam)? O título da página evita ser exagerado ou chocante? O título da página transmite uma ideia clara do que trata o conteúdo? Em versão mobile, é simples de preencher formulários ou inserir dados? Em versão mobile, o texto e as imagens adaptam-se ao tamanho do ecrã? O conteúdo está livre de problemas ortográficos ou estilísticos? Em versão mobile, o conteúdo é facilmente legível, não requerendo zoom ou scroll do ecrã do lado direito e lado esquerdo? Em versão mobile, os separadores, botões ou links têm o tamanho adequado para se visualizar e clicar? O conteúdo parece desleixado ou produzido à pressa? – O grau de Especialização, Autoridade e Confiança O conteúdo apresenta informações que denotam experiência do autor (ex: links para uma página do próprio ou para uma página do site)? Ao pesquisar o site ficas com a impressão de que é de confiança e que é reconhecido pelo tópico de pesquisa? Como criador de conteúdo, e ao pesquisares fontes externas, consideras que és um autor com boa reputação? O conteúdo está livre de erros factuais facilmente verificáveis? O conteúdo está devidamente atualizado? O Propósito da Página O primeiro passo para uma classificação de qualidade de página é compreender o seu verdadeiro propósito e analisar o quão bem esse propósito é atingido. O objetivo de uma página ou website é não mais do que a razão ou o conjunto de razões para o qual ele foi criado. Voltamos a salientar que o principal objetivo de uma página é ajudar os utilizadores a responder a uma necessidade específica, da forma mais breve e direta possível, tornando-se um benefício para eles. Todas as páginas que não tenham esse intuito são prejudicadas em termos de posicionamento nos motores de pesquisa.A prioridade da Google é ajudar os utilizadores a terem a melhor experiência possível. Em suma, é importante que garantas que o propósito da tua página é claro, direto e útil, privilegiando a experiência dos utilizadores.Em baixo, alguns exemplos diferentes propósitos e páginas.Propósito de um site de notícias: exibir notícias;Propósito de um site e-commerce: vender e dar informações sobre produtos;Propósito de um site de cozinha: dar a conhecer as receitas e promover workshops;Propósito de um site de humor: entreter os utilizadores. Nunca te esqueças… A Qualidade e a quantidade de conteúdo da página As prioridades dos motores de pesquisa estão em constante atualização e as estratégias SEO devem adaptar-se.Um ponto fulcral na classificação de uma página ou website é a qualidade do seu conteúdo principal (Main Content). O conteúdo principal pode estar em vários formatos (ver secção 2.4.1 do Guia), deve visar o propósito da página (ver secção) e ser criado por um especialista (ver secção).Além do conteúdo principal, o conteúdo secundário (Secondary Content), que é tudo o que não contribui diretamente para o propósito da página, deverá auxiliar a compreensão do conteúdo principal e contribuir para uma boa experiência do utilizador (ver secção 2.4.2 do Guia).Existe uma notória evolução e utilização da tecnologia mobile (ver aqui), pelo que se deve garantir que as tarefas são facilmente realizadas através destes dispositivos (ver quais). A intenção de um utilizador mobile não é necessariamente igual à intenção de um utilizador desktop, pelo que qualquer site ou página que não sejam mobile friendly falham automaticamente na satisfação das necessidades do utilizador. O desafio para os SEO marketers é este: pensar no que os utilizadores mobile possam estar a pensar ou a querer fazer, e garantir que o seu site preenche estes requisitos da melhor forma possível.O grau de especialização, autoridade e confiança Outro critério para o qual devemos olhar quando estamos a tentar alcançar um conteúdo de qualidade é o grau de Especialização, Autoridade e Confiança. Como já vimos anteriormente, os sites para conseguirem um índice de qualidade mais elevado devem cumprir com um objetivo benéfico para o utilizador, sendo que a quantidade de conhecimento, autoridade e confiança (EAC) é bastante importante.Neste tópico, e segundo a Google, deves assegurar-te que os responsáveis por desenvolver o site e o conteúdo principal têm a experiência necessária para escrever sobre os assuntos. Devem também ser percecionados pelos utilizadores como tendo autoridade para debater os tópicos (auscultar reputação) e que o que publicam é efetivamente confiável, não tem erros e está atualizado.É sempre bom ressalvar que não importa qual o tipo de site que estão a criar ou a desenvolver quando querem obter elevados índices de EAC, até porque existem várias temáticas que exigem um menor nível de conhecimento formal:“Keep in mind that there are high E-A-T pages and websites of all types, even gossip websites, fashion websites, humor websites, forum and Q&A pages, etc.”Por outras palavras, quando se propõem a escrever, por exemplo, um artigo sobre aconselhamento médico com elevada EAC, este deve ser obviamente escrito por pessoas ou organizações com conhecimento ou acreditação apropriada. Este artigo deverá ter um tom mais profissional e sério, e deve ser revisto e editado com frequência. Todavia, e para experiências partilhadas em fóruns ou blogs, estes artigos já não requerem uma educação “mais formal”, ou seja, indivíduos “comuns” podem ser considerados especialistas em tópicos em que demonstrem ter experiência de vida. E o mais importante… Há sempre oportunidades para a aprendizagem e para a melhoria da qualidade de página ou website.A Google atualiza regularmente os parâmetros de classificação de qualidade, pelo que é fundamental que enquanto criador de conteúdo, te mantenhas em cima do acontecimento para obteres a melhor perfomance nos motores de pesquisa.A checklist deste artigo é já um bom ponto de partida para tomares consciência daquilo que a tua página tem, bem como dos potenciais pontos de melhoria, e assim desenvolveres estratégias para estares em conformidade com as prioridades da Google. Não te esqueças de fazer o teu Check e deixa o teu comentárioEste artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEA do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT. – Disruptive Digital Education por:Catarina NunesInês MatiasSara Raminhos Leave a Reply Cancel ReplyYour email address will not be published.CommentName* Email* Website Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.