(Fotografia por Webaroo on Unsplash)

Pode parecer um assunto complicado mas, com este guia simples, vamos ensinar como começar a utilizar o Google Search Console e melhorar não só o posicionamento do teu site mas também a sua performance geral. Começamos pelo básico:

O que é o Google Search Console? 

Entender o comportamento dos utlizadores na tua página e como eles chegaram até elas é uma das principais preocupações dos profissionais de marketing digital. Por isso, o Google Search Console (GSC) tornou-se indispensável. Com funcionalidades como monitorização de visitas, análise de tráfego e aparência de pesquisas, a ferramenta, que é gratuita, facilita o acompanhamento do desempenho dos sites.

  • Começa a olhar para os relatórios de performance que a plataforma oferece. São métricas de análise únicas para entender como o nosso site está a posicionar e que melhoramentos deram realmente frutos. Este guia do Hubspot ajuda muito para quem é de Marketing e tem alguma aversão à parte analítica mas se quiseres mais alguma ajuda em relação a métricas em SEO, ajudamos aqui.

    • Presta atenção à parte técnica. Garante a indexação do teu site. Verifica os erros identificados. Os erros em certas páginas podem impedir que estas sejam apresentadas nos resultados de pesquisa, mesmo que as keywords sejam extremamente relevantes. Insere o teu sitemap – um arquivo que contém a lista de todas as páginas de seu site, um arquivo que envia informações para o Google e garante uma indexação correcta e melhor relação com o algoritmo. Se utilizares WordPress, o plugin YOAST SEO não só é uma grande ajuda a melhorar os resultados do teu site mas cria também um sitemap dinâmico automáticamente (mais sobre como utilizar aqui)

 

  • Na mesma veia do anterior, usa o GSC para verificar a velocidade do teu site. Isto não é só importante em termos técnicos mas também para a experiência do utilizador (UX), dois factores que podem causar penalizações da parte da Google mas que não seriam tão óbvias à primeira vista mas que podem ser identificadas com a Site Console.

 

  • Verifica quais as páginas apresentadas e em que posição estás. Talvez exista um tema para o qual o teu site é apresentado que não faz parte da estratégia de conteúdo (o chamado unicórnio / unicorn content).

 

  • Monitoriza em que palavras-chave (keywords) e pesquisas o conteúdo está a aparecer. A partir daí, podes escolher as em que queres focar na optimização – pois não podemos optimizar para todas. A nossa estratégia pode derivar daqueles termos onde obtemos melhor lugar já ou para uma conversão específica (ex: podemos querer ser contratados no Porto e, nesse caso, talvez a pesquisa “especialistas de SEO Porto” seja mais relevante. Estas palavras-chave são muito valiosas para avançar para Google Ads. Sabe mais sobre este tópico connosco.

 

  • CTR! O GSC mostra-nos a taxa de cliques em cada pesquisa. Essa é uma vantagem única. Muitas vezes existem pesquisas long tail para as quais existe uma CTR muito mais elevada, possivelmente levando a uma maior taxa de conversão. Além disso, especialistas acreditam que aumentar a CTR é uma das variáveis que que se tornou mais relevante para aparecer mais para cima nos resultados de pesquisa do Google. Ao encontrar as nossas páginas com taxa de clique mais baixa, podemos fazer pesquisa na concorrência e encontrar novas formas de optimizar o posicionamento através de SEO e meta descriptions.

 

  • Combustível criativo 🙂 A inspiração para criar novo conteúdo que irá de acordo às necessidades do consumidor pode chegar de encontrar pesquisas às quais não existe uma resposta mais exacta porque podes garantir um melhor lugar ao responder melhor ao que os utilizadores pedem.

 

  • International Targeting. Se o teu site está em várias línguas e utilizas uma tag hreflang, os teus dados por linguagem irão aparecer nesta ferramenta para webmasters. Indicar em que país queres fazer segmentação e abordar as conversões (se quiseres resultados fora da tua localização) também é possível. Imagina as vendas que podes ganhar com esta ferramenta.

 

  • Descobre onde o teu site é mencionado e que backlinks funcionam melhor. Dessa forma, podes investir mais tempo no que realmente traz visitas ao teu site.

 

  • O Google Search Console pode ajudar a encontrar Landing Pages dentro do teu conteúdo ou blog que possam fazer um match ou ter melhores resultados com determinadas pesquisas.

Como configurar o GSC no teu site? (uma explicação detalhada mas fácil)

 

Passo 1 – Para começar o processo, basta aceder à plataforma Google Search Console e clicar em “Iniciar Agora”. Assim, terás acesso a página de login. A partir daí, o acesso pode ser feito com a conta Google Analytics da tua empresa. Se ainda não possuíres uma conta Analytics, é possível aceder à plataforma com um e-mail Google.

Passo 2- Tornar a propriedade do teu website válida. Após ter feito o login, terás acesso à página de Boas Vindas, onde será feita a validação. Aqui, será necessário inserir o URL do teu website. Atenção: aqui deves inserir o link exato e estar atento aos caracteres.

Para seguir em frente, clica em ‘Adicionar Propriedade’. E então, o site irá levar para a validação. Essa etapa é exigida para garantir que aquele website informado é realmente seu e só você poderá ter acesso às informações. Sem uma conta do Google Analytics, deves seguir o método de validação recomendado pela ferramenta.

De uma maneira muito simples, o processo será feito através de um arquivo HTML. Para aqueles que já possuem uma conta no Google Analytics, o processo é ainda mais rápido e pode ser feito através dessa conta. (Fonte Imagem: Made2Web)

Como validar website search console

Passo 3: Permite que terceiros tenham acesso à sua conta. Se trabalhas em equipa/agência, este passo é fundamental para garantir que todos consigam utilizar da ferramenta. Para isso, depois de teres a tua conta validada, deverás fazer o login, ir até a aba de ‘Configurações’, clicar na seção ‘Usuários e permissões’ e adicionar o e-mail daqueles que você deseja permitir o acesso.

garantir-terceiros-consigam-acessar-onteúdo

Os utilizadores indicados devem receber um convite através do e-mail informado e aceitar o pedido. Depois disso, está tudo pronto! Para ter os melhores dados, não se esqueças de complementá-los com os relatórios do Google Analytics. Se quiseres descobrir mais ferramentas da Google para SEO, aqui ficam algumas.

Agora que está tudo activado, aumenta o teu tráfego, tem melhores conversões e aproveita ao máximo esta ferramenta gratuita para melhorar o posicionamento do teu site.

Já que estás por aqui, descobre outras ferramentas para otimizar o teu website, não saias da nossa companhia  – https://www.agência.pt/                  

Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEA do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT. – Disruptive Digital Education por:

Ana Maria Bruzaca

André Gouveia 

Carla Tavares 

Cristina Marques 

Helena Santos Alves

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