A otimização de SEO através da ferramenta Ahrefs é um factor extremamente importante para gerar tráfego de qualidade para o seu website e gerar mais rendimento. Neste guia, vamos explicar-lhe como tirar partido desta solução.O que é Ahrefs É um software que disponibiliza diversas ferramentas para otimizar o SEO, muito semelhante ao SEMrush. O Ahrefs tem como objetivo aumentar o tráfego de pesquisa orgânica para o nosso site, analisar em que posições estão os concorrentes nos motores de busca e concede a possibilidade de monitorizar nichos de mercado, estando em constante atualização e desenvolvimento de novas funcionalidades para otimizar a página nos motores de busca.Informações geradas pelo AhrefsExploradoresExtrasVerificadoresInformações geradas pelo AhrefsO Ahrefs permite a elaboração de relatórios sobre tráfego orgânico; sugestão exploração de ideias para palavras chave, dados backlinks, análise para o tipo de conteúdo mais indicado para a utilização da palavra chave escolhida, rastreio de classificações, alertas sobre a existência do número de backlinks no seu site e da concorrência e notificações sobre a menção de palavras chave no seu website.O Ahrefs concede ainda, o privilégio de ter acesso a uma comunidade privada no Facebook, com especialistas em SEO e digital marketers, esclarecer qualquer questão ou dúvida num período de 24horas durante cinco dias por semana, acesso a material para aprendizagem como tutoriais, blogs, um canal de youtube e uma academia onde são exploradas todas as suas funcionalidades.Relatório de tráfego orgânicoEsta funcionalidade permite analisar quais as palavras chave que permitem aos concorrentes potenciar o seu resultado orgânico e, identificar quais são as palavras que resultam melhor com os concorrentes, mas que não produzem o mesmo efeito de sucesso com a nossa página.Explorador de palavras chaveAtribui milhares de sugestões para palavras chave que sejam relevantes na sua otimização, disponibiliza informações sobre o seu grau de dificuldade, e métricas avançadas que permitem medir o nível de performance de cada uma das palavras chave, tendências anuais de volume de pesquisa que se traduzem em informações sobre o padrão de comportamento nas pesquisas.Dados backlinks Permite realizar a verificação de backlinks que sirvam para potencializar a página e métricas para a otimização em SEO.Explorador de conteúdoApresenta resultados sobre qual o tipo de conteúdo que apresentou uma melhor performance em social, número de backlinks e tráfego orgânico de pesquisa. Descobre todos os artigos que mencionam a palavra chave alvo e os que não estão aptos a fazê-lo.Rastreio ClassificaçõesElaboração de relatórios acerca das classificações de palavras chave definidas para mobile e desktop de qualquer localização.Alertas Consegue monitorizar o nicho de oportunidades, ou seja, obtém notificações via email sobre o estado dos seus backlinks, assim como dos concorrentes. Define alertas para palavras chave relacionadas com o seu negócio, produto e serviço, desta forma ficará a conhecer todas as menções realizadas no seu website.ExploradoresExplorador de Sites:Esta ferramenta permite compreender e analisar em profundidade o tráfego orgânico de pesquisas e o perfil de backlinks de qualquer website ou URL e congrega as seguintes ferramentas de SEO numa só interface:Pesquisa de Tráfego orgânicoPermite ver quais as palavras chave em que os concorrentes conseguem classificações nas pesquisas e o seu volume de pesquisa, assim como qual o CPC correspondente.Verificador de BacklinksAnalisa quais são os websites que estão ligados ao website dos seus concorrentes e avalia a qualidade do seu perfil.Pesquisa de tráfego pagoVeja se os concorrentes estão a comprar anúncios PPC e quais são as palavras chave licitadas.Explorador de Palavras ChaveAqui encontra a terceira maior base de dados do mundo sobre palavras pesquisadas em 10 motores de busca. O explorador permite analisar a pontuação na dificuldade associada à palavra chave, quais as frases que contêm a palavra chave alvo, sugestões de pesquisa e métricas avançadas para obter informações mais detalhadas.Explorador de ConteúdoEncontre os artigos mais populares sobre diversos tópicos e classifique os seus resultados pelo tráfego orgânico mensal estimado, quais os domínios de referência e a sua classificação, o valor do tráfego orgânico via PPC e o número de ações em redes sociais.Rastreio de Classificações Monitoriza as classificações de progresso do seu website em termos de SEO, nos campos de visibilidade, posição média e o tráfego que lhe está associado e quais as posições de classificação segmentada por grupos, tudo isto apresentado em relatório e enviado para a caixa de correio.Auditoria de SitesConheça de forma detalhada o estado da performance em SEO do seu website. O auditor de sites faz o rastreio de todas as páginas do website e depois fornece uma pontuação geral para o estado de SEO, os dados dessa pontuação são mostrados em gráfico e fornece um relatório com os problemas identificados e apresenta recomendações para solucioná-los.AlertasÉ uma funcionalidade bastante útil para conhecer a opinião do público. Receba notificações sobre backlinks novos e backlinks perdidos e conheça quais as menções que foram feitas ao seu website e aos seus concorrentes.Barra de Ferramentas SEO Ahrefs Instale gratuitamente a extensão barra de ferramentas SEO para obter métricas instantâneas sobre qualquer página web que visite e analise o Google SERP de forma rápida.Extras Comparador Domínios Coloque o seu website em comparação com os seus concorrentes ao comparar as métricas de SEO lado-a-lado. Com este relatório, pode rapidamente e facilmente identificar qual é o perfil de backlinks mais forte e o gráfico mostra-lhe se o seu website está a atrair novos backlinks mais rapidamente que os seus concorrentes e se está a perder demasiados links ao longo do tempo.Análise em LotesÉ a melhor ferramenta para obter de forma rápida e simples, métricas de backlinks do Ahrefs até 200 URLs individuais e pode trabalhar com o relatório diretamente na janela do seu navegador ou exportar os dados para um ficheiro CSV.Tem acesso a métricas como classificação Ahrefs, classificação domínios, número de domínios referenciados, número de backlinks, métricas sociais e mais.Intersecção Links Com esta ferramenta pode facilmente descobrir quais os sites que possuem links para os seus concorrentes, exceto para si.Intervalo ConteúdoPermite obter uma lista de palavras chave alvo ao juntar todas as palavras chave para as quais a concorrência tem classificações e subtrair as palavras chave do seu website que têm classificações e pode fazer esta análise para um grupo de concorrentes ao mesmo tempo.Esta análise é uma das formas mais rápidas de encontrar centenas de boas palavras chave em que o seu website deveria ter classificações.VerificadoresVerificador de BacklinksVerifique qualquer website, URL ou subsecção para ver métricas de SEO acionáveis e informações calendarizadas e obtenha uma vista interativa de domínios e páginas referenciadas ao longo do tempo e também qualquer página com ligação ao seu alvo no relatório detalhado de Backlinks.Website “Authority” Checker Autoridade do site é ” força “de um domínio e no Ahrefs, existe uma métrica de autoridade do site chamada Classificação de Domínio com uma escala de zero a cem. Quanto maior a Classificação de Domínio (CD) de um site, mais forte e autoritário ele é.A CD é feita através da análise da qualidade e quantidade de backlinks externos para o site, que exclui variáveis com o Spam, tráfego e idade do domínio, entre outras e a sua pontuação é boa se for superior ou comparável à pontuação de sites similares.Verificador SERP Obtenha resultados de pesquisa em tempo real de qualquer localização (extrai e analisa SERPs de 170 países) sem usar proxies e endereços IP específicos por localização e também a quantidade de tráfego de pesquisa dos resultados de topo que obtém de todas as palavras chave para as quais é classificado.Ferramenta Palavras Chave do YouTubeEsta ferramenta mostra volumes de pesquisa confiáveis (volumes reais) para qualquer palavra-chave e permite assim saber o que procuram os visitantes e ver o número médio mensal de cliques nos resultados da pesquisa.Gera também milhares de ideias de palavras chave relevantes para os seus vídeos ao introduzir qualquer tema no Explorador de Palavras Chave para ver milhares de relevantes ideias de palavras chave em segundos.Amazon Keyword ToolPode indicar um produto no motor de pesquisa do Ahrefs e ver qual é a palavra-chave mais eficaz encontrada nas pesquisas relacionadas pois ajuda a aumentar a visibilidade do produto e os dados são descobertos graças a pesquisa própria do Ahrefs, que vai ver os hábitos de pesquisa de milhares de utilizadores da Amazon, podendo também descobrir novas tendências e novos termos de pesquisa.Tem acesso a métricas como cliques nos resultados de pesquisa; percentagem de cliques que resultam em pelo menos um clique na página de pesquisa da Amazon, média de cliques de produtos listados pesquisa, dados de frequência de uma palavra chave pesquisa outra vez durante um mês. Estes dados são personalizados por país e as melhores palavras-chave podem ser guardadas em ficheiros csv e txt, facilitando a partilha dentro da empresa.Ferramenta para BingSão dadas métricas ao nível de SEO como o número médio de cliques num resultado de pesquisa enquanto procuram pela palavra-chave, o CPC, a taxa de retorno durante 30 dias; distribuição dos cliques entre resultados de pesquisa orgânicos e pagos e existem dados para quase todos os países, o que permite ver os mercados com maior potencial de tráfego e o volume de pesquisa mensal.Ao enviar um tópico, pode escolher a melhor palavra-chave para si, através de correspondência de chave, com os mesmos termos, perguntas, itens recentemente descobertos e todas as ideias para keywords e também pode filtrar as pesquisas por volume de pesquisa, contagem de palavras, inclusão ou exclusão de palavras, cliques, cliques por pesquisa, custo por clique e taxa de retorno.Gerador de palavras-chave Encontre as ideias mais relevantes através da colocação de até 10 palavras, por correspondência de frase, com os mesmos termos, também é classificado para, sugestões de pesquisa, recentemente descobertos e perguntas, utilize filtros para aproveitar o potencial de tráfego orgânico e reduzir as dificuldades.Aceda a métricas relevantes de SEO, que podem ajudá-lo a perceber o que precisa de fazer para entrar na primeira página de pesquisa do Google e de nove outros motores de busca, sendo também possível encontrar grupos de termos de pesquisa que dão origem ao mesmo tópico relacionado.Análise de SEOVeja o estado de saúde do SEO da sua página, com a análise de mais de 100 parâmetros, como desempenho, títulos e descrições, localização, verificação de duplicações, imagens, links externos e internos. Estas verificações podem ser agendadas para facilitar a tarefa, estes dados são mostrados através de gráficos e tabelas.Verificador de SEOEsta ferramenta permite encontrar formas de redirecionar o tráfego e, com isto, melhorar o SEO da página.Encontre todos os links partidos, isto é, que não vão dar a qualquer página e onde aparece o erro 404 e também os links de saída suspeitos, onde poderá ir parar a spam.Verificador da classificação de palavra-chaveRevela qualquer palavra chave para a qual o website ou página web alvo é classificada nos melhores 100 de entre +150 países, graças à base de dados do Ahrefs e também ver qual é a primeira página dos resultados da pesquisa para qualquer palavra chave.Aceda a um relatório de classificações para até 10 mil palavras chave, que dá métricas relevantes para esta área como visibilidade, posição média, tráfego, características dos resultados dos motores de pesquisa (SERP, no termo original) e classificação de todas as palavras e apresenta igualmente classificações diferentes para dispositivos móveis e computadores.Verificador de links partidos Apresenta uma lista das páginas 404 da concorrência e permite ver quem é que ainda possui ligações para elas e sugerir o seu próprio conteúdo como um “remendo” para evitar os erros 404.Ferramenta que avalia as dificuldades com keywords A Dificuldade da Palavra Chave avalia as possibilidades de se entrar nos melhores 10 resultados de pesquisa (não nos melhores 3 ou no 1º lugar). Além dos perfis de backlinks e a relevância do conteúdo, muitos fatores de classificação adicionais entram em jogo nos resultados da primeira página de qualquer pesquisa.Combinada com o volume de pesquisa, esta métrica irá ajudar a encontrar palavras chave que lhe podem trazer muito bom tráfego orgânico, mas que não requerem muito esforço a serem classificadas.Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEA do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT – Disruptive Digital Education por:Diogo Ferreira NunesDiogo Pacheco NunesMaria Duarte FerreiraOne Response Como Monitorizar e Otimizar Resultados de SEO - Métricas, Ferramentas e Dicas Novembro 9, 2019 […] Leia aqui, também, um artigo específico sobre esta ferramenta. […] ResponderLeave a Reply Cancel ReplyYour email address will not be published.CommentName* Email* Website Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Como Monitorizar e Otimizar Resultados de SEO - Métricas, Ferramentas e Dicas Novembro 9, 2019 […] Leia aqui, também, um artigo específico sobre esta ferramenta. […] Responder