5 Truques para Maximizar Backlinks EDIT - Disruptive Digital Education Maio 19, 2020 5 Truques para Maximizar BacklinksQueres optimizar o teu site e não sabes como potenciar Backlinks? Neste artigo oferecemos-te 5 truques para maximizar Backlinks.O que é um Backlink? É um link que, ao receber um clique, leva o usuário de uma página de um site A para outra página de um site B, e assim o Backlink aponta de um domínio para o outro.Backlinks são citações do nosso site presentes noutro site. Estas citações informam o motor de pesquisa que o nosso site tem conteúdo credível, útil e viável. Quantas mais citações, maior a probabilidade do nosso site estar no Ranking para um pesquisa na Google ou noutro motor de pesquisa. Inclusivé, o número de Backlinks é um dos fatores considerados no algoritmo da Google Rank Page. Os 5 truques para maximizar backlinks:Conteúdo de excelênciaPode parecer óbvio mas o maior truque para gerar Backlinks é através da criação de conteúdo de qualidade. Se não houver conteúdo bom para as pessoas visitarem, não vão haver links a redirecionar para o teu site, ou seja, não vão haver Backlinks.Para ser considerado conteúdo de qualidade deve apresentar conteúdo original e também conciso, ou seja, nunca demasiado longo. Além disso deve usar imagens e vídeos para suportar as palavras.Assim sendo a questão é a seguinte: como gerar conteúdo competitivo de qualidade?Em primeiro lugar é importante analisar o conteúdo da competição. Os pontos importantes em análise são:Título do artigoNúmero de palavrasQuantidade de imagens e vídeosImagem de destaqueTitle tag e meta descriçãoPor fim, após esta análise do conteúdo da competição, é apenas uma questão de fazeres melhor:Escolher um título mais atraenteEscrever um maior número de palavras, importante para SEOIntercalar texto com imagens e/ou vídeos e em maior quantidade, pois também é importante para SEOEscolher uma imagem de destaque mais interessanteEscrever um title tag e meta descrição mais focados. Em segundo lugar, é igualmente necessário fazer um estudo original. Este passo pode parecer difícil, mas é na verdade bastante simples.Em teoria, se um site for o único na web com uma determinada informação ou estudo, todos os que estiverem interessados nesta informação não têm outra opção senão referenciar esse estudo. Assim, cada vez que alguém escrever sobre essa informação vai ter de mencionar o estudo original, originando um Backlink.Como fazer um estudo rápido e fácil:Em primeiro lugar, escolher um temaLogo depois deves criar um questionário (as ferramentas grátis mais usadas para criar questionários são Formulários Google, SurveyMonkey e Survio)Enviar/publicar questionário para obter respostasFazer análise dos dadosEscrever artigoEstes são, em conclusão, os passos principais para escrever um bom artigo. E assim conseguirás estimular os Backlinks para o teu site. Parcerias para criar Backlinks para os teus conteúdosPara criar parcerias com a finalidade de incrementar Backlinks para o teu site/blog deves em primeiro lugar perceber qual a audiência a que o teu artigo se destina.É igualmente necessário fazer uma seleção de publicações e blogs de referência para o(s) assunto(s) sobre o qual versa o teu artigo, fazendo então comentários em alguns dos artigos dessas publicações/blogs, podendo assim deixar o link para o teu artigo para sustentar os teus comentários. Mas não deves exagerar nesta estratégia pois pode ser considerado Spam.É certamente importante perceber se há influencers para a tua área de actividade e contactá-los para eventualmente publicarem o teu artigo com o necessário backlink.E depois há o chamado passo de mágica. Estás preparado? Chama-se Haro e é uma ferramenta que quando bem usada poderá ser realmente muito poderosa na distribuição de conteúdos escritos em inglês. Haro a plataforma que pode ser mágica na indução Backlinks.O Haro é uma plataforma que une fontes e escritores (sources and journalists or bloggers) e embora tenha principalmente como objectivo facilitar o acesso de quem escreve às fontes para assim fazer mais facilmente uma triagem de conteúdos.Em conclusão se és um especialista sobre aquilo que escreves este é o local para partilhares o teu conhecimento e receber de volta os tão desejados Backlinks.A subscrição pode ser grátis ou pode ir até um valor de 149$ mensais mas imaginando que o teu core business depende muito de uma só palavra-chave (keyword) esse valor baixa para 19,90$ dólares mensais. Fazer comentários noutros sitesNão se trata de fazer comentários em sites random para obter Backlinks a qualquer custo.Os truques para maximizar os backlinks é fazer comentários com os seguintes critérios:Escolhe sites que sejam relevantes para o conteúdo do teu sitePresta atenção, a credibilidade dos sites que escolhes é crucialFaz comentários pertinentes e relevantes para seres percebido como alguém da áreaUsa o nome da tua empresa como texto âncora no comentárioEvita o abuso de links nos comentários Parar de comprar backlinksO processo de aquisição de links requer:Encontrar websites oportunos onde o teu link é relevanteQualificar e validar estes websites Criar uma relação com as entidades responsáveis por estes websitesCriar um artigo para publicar naqueles websitesFazer um revisão editorial do artigoPublicar o artigo num website relevanteRepetir É um processo intenso porque consome muito tempo e assim, a alternativa escolhida por muitos é comprar Backlinks, com as vantagens de poupar tempo e obter resultados rápidos.No entanto, comprar Backlinks vai contra as diretrizes da Google’s Webmaster, tal como é citado no primeira parágrafo da secção esquemas de links:“Todos os links criados para manipular o PageRank ou a classificação de um site nos resultados da Pesquisa Google podem ser considerados parte de um esquema de links e uma violação das diretrizes para webmasters do Google e isso inclui comportamentos que manipulam links para seu site ou links que direcionam os usuários a páginas externas.” Significa que se a Google detectar que os links estão a ser pagos, atribuem uma penalidade manual e o site deixa de aparecer nos resultados de uma pesquisa orgânica no motor da Google.Por isso os links devem ser ganhos naturalmente pela relevância do conteúdo do site para os utilizadores.Aprofunda o conceito com este tutorial:Should You Buy Backlinks in 2020? Conhecer Backlinks da concorrência1- Comparar o teu perfil de Backlink com o dos teus concorrentes: Descobrirás os domínios sobrepostos vinculados a ti e aos teus concorrentes, o que é útil para descobrir domínios autorizados que podem ser vinculados mais fortemente a um concorrente do que ao teu site. Isso também fornecerá informações sobre domínios com potencial a serem segmentados ao tentar obter links.2- Analisar a qualidade dos domínios vinculados aos teus concorrentes:O objetivo desta etapa é descobrir como o site é vinculado a partir de fontes externas, para que possas criar estratégias para links futuros. Aqui descobrirás quais páginas e pastas do teu site estão mais vinculadas e qual a autoridade dos domínios vinculados a essas páginas. Como consequência, também descobrirás quais partes do teu site estão menos vinculadas a algumas delas que se podem tornar alvo ao obter novos links.3- Descobrir os domínios vinculados apenas à concorrência:É aqui que encontras os domínios para obter mais Backlinks externos e também comparas a qualidade do teu perfil de Backlink com a dos teus concorrentes, fechando a lacuna, se houver uma. Para fazer isso, deves executar a etapa anterior no site dos teus concorrentes, para obter informações sobre estes.4- É importante ter uma ideia clara de quem são os teus concorrentes e onde os podes encontrar:Concorrentes diretos: concorrem diretamente com a tua empresa.Concorrentes indiretos: Estes competem contigo em classificações orgânicas, mas podem não estar diretamente relacionados com o teu negócio. Pontos importantes a serem lembrados:Segmenta em primeiro lugar domínios de alta qualidade (alta pontuação de fluxo de confiança) vinculados aos teus concorrentes.Melhorando o conteúdo: o conteúdo dos teus concorrentes pode ser um dos motivos pelos quais as tuas páginas são vinculadas por domínios autorizados. Melhorar o teu conteúdo deve fazer parte da tua estratégia de longo prazo.Obter links externos pode ser uma das coisas mais importantes que fazes para o teu site, saber onde obtê-los é uma tarefa; na verdade, obter links é uma tarefa totalmente diferente que depende do teu caso específico. Agora que já conheces os nossos 5 truques para maximizar Backlinks, apresentamos os diferentes Backlinks que há. Tipos de backlinks que existemNofollow Links ou Links a não seguir:O nofollow é um atributo não padrão do HTML usado para dizer aos pesquisadores (ex: Google) que um determinado hyperlink não deve influenciar o ranking de um documento apontado pelo link ou seja é quando um site ou blog diz aos motores de busca para não lerem aquele determinado URL.A aplicação do nofollow é a seguinte:<a href=”pagina.html” rel=”nofollow” title=”Minha Página”>texto âncora</a>Seguem alguns exemplos citados também aqui: Links para conteúdo não confiável – serve para citar num artigo o link de um plagiador, uma empresa que presta mal serviço ou um site em que não confias e assim nestes casos faz todo o sentido utilizar o “nofollow”. Pagar Links – O Google recomenda que coloques o “nofollow” em links pagos no teu site/blog como venda de publicidade de forma a evitar que o resultado de buscas seja distorcido. Links inacessíveis – Outra recomendação é que o “nofollow” seja utilizado em links que apontam para páginas protegidas, que os usuários só terão acesso ao digitar uma senha, por exemplo. Dofollow Links: Por norma todos os links existentes são dofollow, mas também podem ter sido manualmente modificados para nofollow ou mudados automaticamente por uma opção do site.Quando a página de um site recebe um inbound link, ou seja, uma hiperligação que redireciona para a sua página, esta página tem um aumento de SEO. Se pensarmos que cada link de ligação é um ponto, quantos mais links se tem mais pontos se ganha também.O Google presta atenção a estes pontos, verificando quantos inbound links a página tem e de que sites, pois esta é uma das certificações de qualidade do Google. Assim o valor destas páginas aumentam no motor de pesquisa em vez de outras de tópico semelhantes.Assim sendo, dofollow links são aqueles que contam como pontos, aumentando o SEO link juice (link points) e aumentando o page rank dos sites vinculados. Root Domain LinksÉ um domínio que liga outro site através de um link.Assim, se o site inicial tiver nas suas páginas vários Backlinks para um outro site, essas páginas contam apenas como um Root Domain Link. Low Quality Links Links de baixa qualidade provêm de sites de baixa qualidade.Sites de baixa qualidade tendem a quebrar as diretrizes definidas pelos motores de pesquisa.Estas diretrizes recomendam em primeiro lugar a presença de conteúdo único, que acrescente valor ao utilizador.Aprofunda o conceito com este tutorial:What To Do About Low Value, Bad, or Spam Backlinks Internal LinksOs internal links são Backlinks que direcionam para outra página ou recurso (imagem ou documento) do teu site.São úteis principalmente para manter o utilizador mais tempo no teu site porque o vão direcionando para outras partes do teu site.Como exemplo da maximização destes Backlinks tens as hiperligações deste texto que redirecionam para conteúdo semelhante. AnchorO Anchor Text é o texto clicado nos links e é sobretudo importante no SEO de um link porque comunica um nível de relevância para os motores de pesquisa.Por isso deves conduzir uma pesquisa aos Backlinks que redirecionam para o teu site ou ao site da tua competição para ver os Anchors mais comuns e ter uma ideia melhor dos tópicos que os motores de pesquisa associam ao teu site.O Backlinks Anchors report dá aos usuários uma lista dos Anchor Text mais comuns em relação a um domínio. Para concluir, existem mais do que 5 truques para maximizar Backlinks, mas estes são realmente os mais pertinentes, e a boa notícia é que não é preciso seres um especialista em SEO para os pores em prática. Este artigo foi escrito no âmbito do módulo SEO-SEA do curso de Digital Marketing & Strategy da EDIT. – Disruptive Digital Education por:Margarida FerritoMiguel CardosoCátia NevesMelissa ZambranoCarlota SilvaLeave a Reply Cancel ReplyYour email address will not be published.CommentName* Email* Website Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.